Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Petróleo no litoral do Nordeste já ameaça 600 filhotes de tartaruga, diz Tamar

Placeholder - loading - Tartaruga coberta por óleo em praia de Alcântara (MA)  22/09/2019 Julio Deranzani Bicudo/via REUTERS
Tartaruga coberta por óleo em praia de Alcântara (MA) 22/09/2019 Julio Deranzani Bicudo/via REUTERS

Publicada em  

Atualizada em  

Por Luciano Costa

SÃO PAULO (Reuters) - Misteriosas manchas de petróleo que têm impactado o litoral do Nordeste desde o início do mês passado já ameaçam 600 filhotes de tartarugas marinhas que nasceram nas praias de Sergipe e Bahia e estão impedidos de ir ao mar, disse à Reuters um representante do Projeto Tamar, organização não-governamental que atua pela preservação da espécie.

O avanço das manchas de óleo tem sido acompanhado desde 2 de setembro pelo Ibama, mas a origem do produto ainda não foi identificada, segundo o órgão ambiental.

'Desde quinta-feira, a quantidade de óleo (verificada) foi tão significativa que, nos ninhos que estão nessa região, a gente está retendo os filhotes. Estamos com 600 filhotes aguardando para serem liberados', afirmou o engenheiro de Pesca do Tamar, Augusto Cesar Coelho.

O ministro de Meio Ambiente, Ricardo Salles, visitará Sergipe nesta segunda-feira e realizará um sobrevoo nas regiões atingidas pela mancha de óleo, segundo a assessoria de imprensa da pasta.

De acordo com mapa divulgado no domingo à noite pelo Ibama, o óleo já se espalha pelas costas de Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, onde chegaram mais recentemente.

Uma análise feita pela Marinha e pela Petrobras apontou que a substância encontrada nos litorais trata-se de petróleo cru, ou seja, sem origem em qualquer derivado de óleo, sendo que a petroleira estatal apontou ainda que o óleo encontrado não é produzido pelo Brasil.

O Ibama ainda disse que investigação com apoio dos Bombeiros do Distrito Federal apontou que o petróleo que está poluindo todas as praias é o mesmo, embora a origem não tenha sido identificada até o momento.

RISCO PARA TARTARUGAS

O engenheiro do Tamar, patrocinado pela Petrobras, disse que o problema tem sido observado com maior intensidade em praias de Sergipe e Bahia, nas quais o Tamar atua, enquanto áreas acompanhadas pelo projeto no Rio Grande do Norte e em Fernando de Noronha têm registrado riscos menores aos animais marinhos.

'Estamos retendo todos os ninhos de tartarugas no Estado de Sergipe e em três municípios da Bahia, vendo qual a melhor estratégia, porque o filhote não pode interagir com o óleo nem na praia nem no mar, senão ele morre', acrescentou Coelho.

O especialista do Tamar ressaltou ainda que a temporada de desova acaba de começar, o que também gera preocupações, mas dá algum tempo para que se busque soluções antes que um número muito maior de animais possa ser impactado.

Segundo ele, já foram resgatadas duas tartarugas marinhas adultas impactadas pelo óleo, que estão vivas e sob tratamento.

'O problema maior agora se refere aos filhotes, aos ninhos, que ficam completamente indefesos. Agora estamos centrados neles', explicou.

'A temporada está começando agora, então o problema é um pouco menor. Os filhotes começam a nascer em grande quantidade de dezembro a fevereiro. Esse é o pico de nascimento, nesses meses devemos ter em torno de 1 milhão de filhotes.'

(Por Luciano Costa; edição de Roberto Samora)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia CASACOR: Descubra as tendências das edições de 2022

CASACOR: Descubra as tendências das edições de 2022

A 35º edição da CASACOR São Paulo celebrou a exposição deste ano com o tema “Infinito Particular”. Uma mostra que trouxe diversas tendências do mundo do design, e inovou diversos cômodos. Aqui falaremos um pouco dessas novidades, além de explorar o que esteve em alta nas exibições que aconteceram no Peru, Bolívia e a que vem por aí, em Brasília.

As propostas definitivamente irão te inspirar a valorizar os ambientes da casa de forma moderna e ao passo que mostra as singularidades da moda contemporânea.

A CASACOR possui edições em alguns países da America Latina, como também ao redor do Brasil inteiro. Em Brasília, a exposição acontece agora nos meses de setembro e outubro, já na Bolívia e Peru, 17 de maio e 25 de junho, e 24 de maio e 3 de julho, respectivamente.

Na Bolívia, os irmãos Ana Villagómez e Moisés Villagómez criaram o Loft Refugio Natural, espaço de cem metros² em que a arquitetura e o paisagismo se misturaram de maneira harmônica. A casa recebeu 35 ambientes, projetados por 55 profissionais.

“Usamos muitos materiais nobres, como pedra, revestimento de barro e madeira, e procuramos criar uma conexão entre o ser humano e a natureza”, explicou a paisagista e arquiteta.

Para os ambientes dessa amostra, a aposta é em tons terrosos, couro e elementos em preto que destoam das outras cores do cômodo. Os tons de marrom com a mescla de material estão populares pois dão uma sensação nostálgica e aconchegante ao ambiente. Tons quentes são sempre uma boa pedida para dar um ar de familiaridade ao ambiente.

Já em relação aos móveis em preto, a cor proporciona à sala um refinamento e modernidade. O contraste, nesse caso, é sempre uma boa escolha, principalmente com o resto das peças em dourado e laranja, como exemplifica a decoração da mostra na Bolívia.

No Peru, a mostra contou com a participação de mais de 60 profissionais, entre arquitetos, decoradores, paisagistas e designers. Nessa exposição se destacaram detalhes arredondados e luminárias inusitadas. Móveis com a ausência de quinas estão presentes em luminárias, nas mesas de centro, nos pufes, nos quadros, nos espelhos, nos tapetes e até no encosto das cadeiras da mesa de jantar.

Para a escolha da iluminação, os arquitetos saíram da caixa, escolhendo peças com formatos criativos. Além disso, complementam com cores e estruturas diferentes.

Já a CASACOR Brasília de 2022, celebrará 30 anos em Brasília. A edição comemorativa acontecerá de 3 de setembro a 30 de outubro na Arena BRB Mané Garrincha, no coração da cidade. Ao todo, serão 50 ambientes, todos inspirados no tema Infinito Particular, assim como a edição de São Paulo.

CASACOR São Paulo 2022

Você ainda pode apreciar a mostra para se inspirar e ficar por dentro das tendencias de decoração e design de interiores.

1 H
  1. Home
  2. noticias
  3. petroleo no litoral do …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.