Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

PGR denuncia mais 152 por ataques às sedes dos Três Poderes; total chega a 653

PGR denuncia mais 152 por ataques às sedes dos Três Poderes; total chega a 653

Reuters

04/02/2023

Placeholder - loading - Bolsonaristas radicais invadem o Palácio do Planalto em 8 de janeiro 08/01/2023 REUTERS/Adriano Machado
Bolsonaristas radicais invadem o Palácio do Planalto em 8 de janeiro 08/01/2023 REUTERS/Adriano Machado

Atualizada em  04/02/2023

(Reuters) - A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou mais 152 envolvidos nos ataques às sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro, levando o total de denúncias pelos ataques ao Palácio do Planalto e aos prédios do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF) a 653, informou a instituição em nota divulgada neste sábado.

Os denunciados são acusados de 'de associação criminosa (artigo 288, caput) e de incitar a animosidade entre as Forças Armadas contra os Poderes Constitucionais (artigo 286, parágrafo único), ambos previstos no Código Penal', disse a PGR no comunicado.

Eles estão presos em unidades do sistema prisional do Distrito Federal depois de terem sido detidos no acampamento em frente ao quartel-general do Exército em Brasília.

Na denúncia, há também o pedido para que as condenações considerem o chamado 'concurso material' previsto no artigo 69 do Código Penal, 'ou seja, os crimes devem ser considerados de forma autônoma e as penas, somadas', segundo a PGR.

Assinadas pelo subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos, as denúncias mostram que o acampamento no QG do Exército na capital federal apresentava “evidente estrutura a garantir perenidade, estabilidade e permanência” dos manifestantes que pediam uma ilegal intervenção militar para anular a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva na eleição presidencial de outubro.

(Redação São Paulo)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.