Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Phil Collins: O cancioneiro do Rock

O ícone musical que moldou sucessos inesquecíveis ao longo de quatro décadas

Placeholder - loading - Phil Collins: O cancioneiro do Rock.Divulgação
Phil Collins: O cancioneiro do Rock.Divulgação

Publicada em  

Quando Phil Collins respondeu ao anúncio do Melody Maker em busca de um baterista afinado com a música acústica, ele mal sabia a trajetória que se desenrolaria. Inicialmente visto como uma escolha surpreendente para suceder Peter Gabriel no Genesis, Collins rapidamente se revelou a escolha ideal. Seu primeiro álbum solo não só liderou as paradas do Reino Unido, mas também permaneceu nas listas de sucessos por mais de quatro anos e conquistou o top 10 nos EUA, surpreendendo todos, inclusive a ele mesmo. Assim, iniciou-se uma carreira solo espetacular com oito álbuns de estúdio.

Em 1980, Collins começou a trabalhar em "Face Value", finalizando as gravações no início do ano seguinte. O álbum, aclamado pela crítica, estreou com "In The Air Tonight", alcançando um sucesso retumbante. Seguido pelo sucesso de "Missed Again", o álbum subiu nas paradas, marcado pelo uso inovador de bateria programada e colaborações com artistas como Eric Clapton e Earth Wind & Fire.

Seu segundo álbum, "Hello, I Must Be Going", lançado em 1982, quase superou o anterior nas paradas. Com ele, Collins prestou homenagem à Motown e às Supremes com "You Can't Rush Love", destacando-se por sua versatilidade instrumental e solidificando sua reputação na música.

Desafiando o estigma do "difícil terceiro álbum", "No Jacket Required" (1985) dominou as paradas com hits como "Sussudio" e "One More Night". O sucesso continuou com "...But Seriously" (1989), marcado por "Another Day in Paradise". Este álbum, que abordava temas sociais, confirmou Collins como um artista consciente e inovador.

Em 1990, "Serious Hits Live" capturou a essência de suas apresentações ao vivo, com diferenças notáveis das versões de estúdio e destacando sua habilidade vocal. Já "Both Sides" (1993), totalmente produzido por Collins, refletiu suas experiências pessoais e alcançou sucesso internacional.

"Dance Into Light" (1996) apresentou um ritmo mais acelerado, diversificando-se em gêneros e estilos. O trabalho de Collins na trilha sonora de "Tarzan" (1999) da Disney, incluindo a premiada "You'll Be in My Heart", demonstrou seu talento multifacetado. Ao invés de seguir as convenções da Broadway, os cineastas de Tarzan procuraram inspiração no rock. Collins foi convidado a realizar as canções que escreveu, integrando-as perfeitamente ao espírito do filme.

As canções de "Tarzan" representaram uma mudança na tradição da Disney, com Collins trazendo uma nova dimensão à trilha sonora. Ele escreveu "You'll Be In My Heart" para sua filha Lily, então com 10 anos, refletindo o vínculo emocional no filme. "Son of Man" e "Trashing the Camp" demonstram a versatilidade de Collins, enquanto "Strangers Like Me" explora a curiosidade e o conflito interno de Tarzan. Além disso, a trilha sonora foi um marco, sendo gravada em múltiplos idiomas pelo mesmo artista.

Prosseguindo com "Testify" (2002), um álbum introspectivo, e "Going Back" (2010), uma homenagem aos clássicos da Motown, Collins continuou a explorar novas direções musicais. Além de sua carreira solo, ele também se aventurou no jazz fusion com a banda Brand X, demonstrando sua versatilidade como músico. Phil Collins não é apenas uma figura proeminente no Genesis, mas um artista solo com um legado de inovação e sucesso, cuja influência perdura no cenário musical.

Veja também:

BILLY JOEL ESPECULA MÚSICA NOVA PELA PRIMEIRA VEZ EM 17 ANOS

A NOITE MEMORÁVEL DO DOUBLE YOU EM SÃO PAULO

Imagem de conteúdo da notícia "Phil Collins: O cancioneiro do Rock" #1
Toque para aumentar

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. phil collins o cancioneiro do …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.