Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Planalto minimiza impacto no mercado de interferência de Bolsonaro na Petrobras

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Planalto minimiza impacto no mercado de interferência de Bolsonaro na Petrobras"

Publicada em  

Atualizada em  

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - Apesar da perda de 32 bilhões de reais em valor de mercado sofrida nesta sexta-feira pela Petrobras na bolsa de valores, causada pela interferência do presidente Jair Bolsonaro que levou à suspensão do reajuste do diesel previsto para esta sexta, internamente o governo minimizou o impacto e a avaliação foi de que 'segunda tudo se recupera'.

De acordo com uma fonte palaciana, apesar do susto com a queda das ações da estatal na bolsa, o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, considerou que as oscilações são normais e que tudo estava 'tranquilo'.

Mais tarde, o próprio porta-voz da Presidência, general Otávio Rêgo Barros, previu uma recuperação da empresa depois de terça-feira, quando Bolsonaro irá se reunir com ministros e o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, para 'conhecer' a política de reajuste da empresa e, segundo o próprio presidente, ser 'convencido' sobre a necessidade do reajuste.

'Nós vamos evoluir para retomarmos o voo de forma bastante sustentável a partir da próxima terça-feira, em decisões posteriores do governo', disse o porta-voz ao ser questionado sobre a avaliação do governo sobre as perdas da Petrobras.

Onyx foi quem levou a Bolsonaro a informação sobre a decisão da Petrobras de reajustar o diesel em 5,7 por cento. Ao saber do aumento, de acordo com a fonte, Onyx demonstrou imediata preocupação com o impacto que teria frente ao risco de uma nova greve de caminhoneiros, e imediatamente foi ao gabinete conversar com o presidente. Pouco depois, Bolsonaro telefonou ao presidente da Petrobras pedindo um reajuste menor, de apenas 1 por cento.

Castello Branco optou por cancelar o aumento previsto.

A decisão, tomada por Bolsonaro e Onyx, foi feita sem conversas com a equipe econômica. Ao ser perguntado se em algum momento depois da decisão o presidente falou com o ministro da Economia, Paulo Guedes, o porta-voz evitou responder.

'O presidente não me comentou se fez alguma conexão ou ligação com o ministro Paulo Guedes', respondeu.

Em viagem aos Estados Unidos, Guedes não se manifestou o dia inteiro. Uma fonte da equipe econômica classificou a decisão súbita de Bolsonaro como 'preocupante'.

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. planalto minimiza impacto no …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.