Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
    Veja todas as Notícias.

    Planeta “noturno” é encontrado pela NASA

    O planeta que possui "noite eterna" está a 100 anos-luz de distância da Terra.

    Placeholder - loading - news single img
    O TOI 700 d possui "noite eterna" e um "sol" que nunca se põe. Crédito da imagem: iStock

    Publicada em  

    Um planeta do tamanho da Terra foi encontrado pela Nasa (National Aeronautics and Space Administration), na zona habitável de uma estrela anã.

    O que mais chama a atenção é que o novo planeta descoberto, chamado de TOI 700 d, possui a “noite eterna”. Isso significa que o corpo celeste possui um lado que está sempre escuro e outro que “um sol” nunca se põe.

    De acordo com o Satélite de Pesquisa de Exoplanetas em Trânsito (TESS) da Nasa, este é o primeiro planeta que possui a mesma dimensão que a Terra, além de ocupar a zona habitável de sua estrela.  

    O “TOI 700 d” leva 37 dias fazer o movimento de translação (fazer uma volta completa em torno de sua estrela).

    Por mais que o planeta seja um pouco maior que a Terra, o tempo é bem mais curto. Afinal, a Terra leva 365 dias, 5 horas e cerca de 48 minutos para realizar uma volta em torno do Sol – estrela central do Sistema Solar.

    Para avaliar se é possível a existência de vida no planeta, pesquisadores do Goddard Space Flight Center da NASA simularam pelo menos 20 ambientes em modelo 3D.

    Os modelos foram baseados no travamento gravitacional, ou seja, quando um corpo preso ao outro faz com que o primeiro mostre a mesma face – o que acontece com a Lua.

    A estrela do centro deste sistema é denominada pelos estudiosos de TOI 700. Se trata de um astro anão e vermelho que fica a 100 anos-luz de distância, na constelação de Dorado.

    A estrela central é 40% menor que o Sol e possui metade de sua temperatura.

    1. Home
    2. noticias
    3. planeta noturno e encontrado …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.