Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Plantio de soja no Brasil atinge 20% e se firma como mais rápido da história

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Plantio de soja no Brasil atinge 20% e se firma como mais rápido da história"

Publicada em  

Atualizada em  

SÃO PAULO (Reuters) - O plantio de soja 2018/19 no Brasil está no ritmo mais acelerado da história, atingindo um quinto da área total prevista e puxado por Mato Grosso e Paraná, justamente os principais produtores da oleaginosa, informou nesta segunda-feira a AgRural.

Conforme a consultoria, o total de 20 por cento da área semeada até quinta-feira no país, o maior exportador mundial da commodity, superava tanto os 12 por cento de um ano atrás quanto os 10 por cento de média nos últimos cinco anos.

Com o bom início do plantio, algumas regiões devem ter colheita já no final de dezembro, trazendo algum alívio para o mercado após exportações recordes do país que reduziram os estoques a volumes mínimos neste ano.

Até então, o plantio mais rápido para esta época do ano havia se dado no ciclo 2016/17, quando os trabalhos alcançavam 18 por da área.

'A aceleração dos trabalhos em Mato Grosso e o bom ritmo mantido no Paraná garantiram que o plantio da safra 2018/19 de soja saltasse dez pontos percentuais em uma semana', frisou a AgRural em boletim semanal.

Segundo a consultoria, pancadas esparsas de chuva têm garantido umidade adequada para o plantio em Mato Grosso, onde 34 por cento da área já estava semeada até quinta-feira, contra 14 por cento na semana anterior, 18 por cento há um ano e 14 na média.

Com efeito, nos últimos sete dias as precipitações ficaram acima do normal em todas as regiões mato-grossenses, segundo o Agriculture Weather Dashboard, do Refinitiv Eikon. Os dados mostram ainda que a parte sul do Estado terá chuvas acima ou na média histórica até o final do mês, enquanto o norte receberá menos chuva do que o normal.

Mais cedo nesta segunda-feira, o Imea já havia destacado um plantio acelerado em Mato Grosso.

No Paraná, o bom avanço do plantio no norte compensou parcialmente a lentidão causada pelas chuvas frequentes no oeste, disse a AgRural. Até quinta-feira, 40 por cento da área de soja do Estado da região Sul estava semeada, ante 30 por cento há um ano e 29 por cento na média de cinco anos.

A consultoria relatou ainda avanço no plantio em Mato Grosso do Sul (26 por cento), Goiás (13 por cento), São Paulo (30 por cento) e Rio Grande do Sul (0,8 por cento).

MILHO

O plantio de milho de primeira safra no centro-sul do Brasil avançou seis pontos em uma semana e foi a 44 por cento da área até quinta-feira, frente 37 por cento há um ano e 38 por cento na média.

'Santa Catarina continua na liderança, com 91 por cento de sua área já plantada. Em seguida vêm Rio Grande do Sul e Paraná, com 84 por cento cada, e São Paulo, com 21 por cento', afirmou a AgRural, acrescentando que em Minas Gerais e Goiás o plantio só começa no fim de outubro ou início de novembro, dependendo da região.

(Por José Roberto Gomes)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. plantio de soja no brasil …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.