Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Polêmica com medicamentos de ranitidina parece estar longe de acabar

Dessa vez, no Reino Unido, médicos estão sendo instruídos a parar de prescrever medicamentos do tipo.

Placeholder - loading - Comprimidos de remédios diversos (Foto: Pixabay)
Comprimidos de remédios diversos (Foto: Pixabay)

Publicada em  

E a polêmica sobre os medicamentos para tratar úlcera não para e, lá fora, só se fala disso. Aqui você pode se inteirar sobre o assunto.

Agora, no Reino Unido, médicos estão sendo instruídos a parar de prescrever quatro tipos de medicamentos do tipo, chamados Zantac ou ranitidina, como medida de precaução.

A preocupação, em vários países, é de que os produtos possam conter uma impureza associada ao câncer. Os quatro que estão sendo lembrados são Zantac 150mg / 10ml Syrup, Zantac 50mg / 2ml Injection, Zantac 150mg Tablets e Zantac 300mg Tablets.

Mesmo assim, os pacientes devem continuar tomando os medicamentos prescritos, aconselham as autoridades. A descontinuação só deve acontecer se aconselhada por um médico.

A Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA), no Reino Unido, diz que o risco para a saúde de interromper o medicamento é maior que o risco potencial apresentado pelo contaminante N-nitrosodimetilamina (NDMA).

Por isso, qualquer pessoa preocupada com a medicação deve conversar com seu médico ou farmacêutico.

O NDMA é classificado como um provável agente cancerígeno humano (substância que pode causar câncer) com base em estudos em animais. E ele está presente em alguns alimentos e no abastecimento de água, mas não é esperado que cause danos quando ingerido em níveis muito baixos.

A MHRA solicitou aos fabricantes que colocassem em quarentena todos os produtos que possam conter o ingrediente farmacêutico ativo potencialmente afetado por esse problema.

Os quatro no recall são feitos pela GlaxoSmithKline (GSK). Os produtos de venda livre (Zantac 75 Relief (PL 02855/0081 [GSL]) e Zantac 75 comprimidos (PL 02855/0082 [P]), que as pessoas podem comprar em farmácias sem receita médica, são produzidos por uma empresa diferente e não são afetados pelo recall.

O MHRA está investigando outros medicamentos para ranitidina que também podem ser afetados e fornecerão atualizações em breve.

Devo me preocupar?

Atualmente, não há evidências de que medicamentos contendo esse tipo de impureza tenham causado algum dano aos pacientes, afirmam especialistas.

O Dr. Andrew Gray, do MHRA, disse: “Pedimos às empresas que colocassem em quarentena lotes de medicamentos potencialmente afetados enquanto investigamos e tomaremos as medidas necessárias, incluindo recalls de produtos, quando apropriado.

"Também solicitamos avaliações de risco das empresas relevantes, que incluirão o teste de lotes potencialmente afetados".

Um porta-voz da GSK disse que a empresa iniciou um recall voluntário de todos os produtos Zantac "como medida de precaução" e transmitiu sua decisão ao MHRA, que emitiu um alerta de drogas em todo o Reino Unido na terça-feira.

As informações são da BBC News.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. polemica com medicamentos de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.