Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

CORREÇÃO-Polícia dos EUA procura reservista do Exército suspeito de matar 18 pessoas a tiros

Placeholder - loading - Polícia fecha rua que leva a bar após ataque a tiros na cidade de Lewiston, no Estado norte-americano do Maine 26/10/2023 REUTERS/Nicholas Pfosi
Polícia fecha rua que leva a bar após ataque a tiros na cidade de Lewiston, no Estado norte-americano do Maine 26/10/2023 REUTERS/Nicholas Pfosi

Publicada em  

Atualizada em  

(Corrige número de vítimas no restaurante Schemengees para 8, no 12º parágrafo)

Por Daniel Trotta e Julia Harte

(Reuters) - A polícia do Maine procurava nesta quinta-feira um reservista do Exército dos Estados Unidos acusado de homicídio, após 18 pessoas serem mortas e 13 ficarem feridas em ataques a tiros em uma pista de boliche e em um bar na cidade de Lewiston na noite da véspera.

Em uma caça crescente ao homem, a polícia se espalhou pelo sul do Maine com um mandado de prisão para seu principal suspeito, Robert R. Card, um reservista do Exército norte-americano que, segundo a polícia, havia sido internado em um centro de saúde mental durante o verão (no Hemisfério Norte).

Foram divulgadas fotografias de um homem com barba, vestindo um moletom marrom com capuz e calça jeans em uma das cenas do crime, armado com o que parecia ser um rifle semiautomático.

Os distritos escolares públicos da região cancelaram as aulas nesta quinta-feira e a polícia pediu aos moradores que ficassem em casa.

'Este é um dia sombrio para o Maine', disse a governadora Janet Mills em uma coletiva de imprensa. 'O sr. Card é considerado armado e perigoso e a polícia aconselha que os habitantes do Maine não se aproximem dele em nenhuma circunstância.'

A Polícia Estadual do Maine encontrou um SUV branco que, acredita, Card dirigiu até a cidade de Lisbon, cerca de 11 km a sudeste, e pediu que as pessoas não circulem tanto em Lewiston quanto em Lisbon.

Nesta quinta-feira, a polícia também disse aos residentes da cidade de Bowdoin, a leste de Lewiston, para ficarem em locais seguros. Card mora em Bowdoin, de acordo com registros públicos.

Havia um silêncio assustador em Lewiston e Lisbon na manhã desta quinta-feira, com quase nenhum carro nas ruas e apenas algumas pessoas ao ar livre. Muitas empresas do centro da cidade pareciam estar fechadas.

Um boletim da polícia do Maine identificou Card, de 40 anos, como um instrutor de armas de fogo treinado e membro da reserva do Exército dos EUA que recentemente relatou que tinha problemas de saúde mental, incluindo ouvir vozes. O boletim também dizia que ele havia ameaçado atirar em uma base da Guarda Nacional.

Ele ameaçou disparar tiros na base da Guarda Nacional em Saco e foi “relatado que havia sido internado em um centro de saúde mental por duas semanas durante o verão de 2023 e posteriormente liberado”, de acordo com um boletim do Centro de Informação e Análise do Maine, uma unidade da Polícia Estadual do Maine. A Reuters não pôde confirmar os detalhes relatados no boletim.

O Exército dos EUA disse que Card é um sargento e especialista em suprimento de petróleo da reserva do Exército que nunca havia sido destacado para combate desde que se alistou em 2002.

Os ataques começaram pouco antes das 19h (horário local) na pista de boliche Just-In-Time Recreation, onde uma mulher e seis homens foram mortos a tiros, disse a polícia, sem informar a idade das vítimas. Pouco tempo depois, eles receberam relatos de tiros no restaurante Schemengees Bar & Grille, a cerca de 5 km de distância. Oito homens foram mortos a tiros lá, disse a polícia. Três vítimas que foram levadas a hospitais morreram posteriormente devido aos ferimentos.

“Em uma fração de segundo, seu mundo vira de cabeça para baixo sem um bom motivo”, postou o restaurante em sua página do Facebook.

O boliche Just-In-Time disse em uma postagem no Facebook que sua equipe estava “arrasada pela nossa comunidade”.

“Nada disso parece real, mas infelizmente é”, dizia o post. 'Perdemos algumas pessoas incríveis de nossa família e comunidade do boliche na noite passada.'

Lewiston é um antigo centro têxtil e uma cidade de 38.000 habitantes no condado de Androscoggin, cerca de 56 km ao norte da maior cidade do Maine, Portland.

As armas são pouco regulamentadas no Maine, um Estado predominantemente rural perto da fronteira nordeste com o Canadá, onde cerca de metade de todos os adultos vivem numa casa com armas, de acordo com um estudo de 2020 da RAND Corporation.

O Maine não exige licença para comprar ou portar uma arma e não possui as chamadas leis de “bandeira vermelha” vistas em alguns outros Estados que permitem que as autoridades desarmem temporariamente pessoas consideradas perigosas.

O presidente dos EUA, Joe Biden, conversou com autoridades estaduais para oferecer o apoio do governo federal e ordenou que as bandeiras fossem hasteadas a meio mastro até segunda-feira para homenagear as vítimas, disse seu gabinete.

O número de ataques a tiros nos EUA em que quatro ou mais pessoas foram baleadas aumentou desde que a pandemia de Covid-19 começou em 2020, com 647 ocorrendo em 2022 e 679 projetados para ocorrer em 2023, com base na tendência até julho, de acordo com dados do Arquivo da Violência com Armas.

O ataque a tiros em massa mais mortal da história moderna dos EUA foi o massacre de 58 pessoas por um atirador que disparou contra um festival de música country em Las Vegas do alto de um hotel em 2017.

(Reportagem de Daniel Trotta, em Carlsbad, Califórnia, e Julia Harte, em Nova York; Reportagem adicional de Steve Gorman, em Los Angeles, e Trevor Hunnicutt e Phil Stewart, em Washington)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. policia dos eua procura homem …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.