Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Polícia espanhola lança operação para retirar imigrantes da praia de Ceuta

Polícia espanhola lança operação para retirar imigrantes da praia de Ceuta

Reuters

18/09/2026

Placeholder - loading - Polícia escolta imigrantes da Praia de Benítez para que sejam realocados no acampamento instalado no porto de Ceuta, na Espanha   18 de setembro de 2026    REUTERS/Anna Surinyach
Polícia escolta imigrantes da Praia de Benítez para que sejam realocados no acampamento instalado no porto de Ceuta, na Espanha 18 de setembro de 2026 REUTERS/Anna Surinyach

MADRI, 18 Set (Reuters) - A polícia de choque ​espanhola disparou balas de borracha para o ar e agrediu pessoas com cassetetes na sexta-feira, ao iniciar uma operação para retirar milhares de imigrantes das praias do enclave norte-africano de Ceuta e transferir alguns deles para alojamentos temporários.

A Espanha estima que 10 mil imigrantes permaneçam no pequeno território. Mais de 72 mil cruzaram a fronteira vindo de Marrocos no final de julho, em uma onda de chegadas sem precedentes, embora a maioria tenha partido posteriormente.

Autoridades construíram novos alojamentos temporários dentro do ⁠porto ⁠do enclave para abrigar 1.700 pessoas. ​ONGs afirmam ‌que milhares continuam sem moradia e têm dormido ao relento em acampamentos.

A operação para esvaziar as praias começou na sexta-feira, pouco antes das 7h, horário local, e contou com a participação da polícia de choque e das ⁠Forças Armadas espanholas.

Imigrantes que passaram a noite esperando na praia na ​esperança de conseguir uma vaga no abrigo temporário inicialmente aplaudiram quando a ​marcha começou, mas depois surgiram confusões enquanto disputavam ‌o número limitado ​de vagas ⁠disponíveis.

Imagens da emissora estatal TVE mostraram aglomeração e empurrões enquanto as pessoas lutavam para entrar na rota designada. A polícia disparou balas de borracha para o ar e ​atingiu vários imigrantes com cassetetes antes que a situação se acalmasse e a operação fosse retomada.

Imagens posteriores mostraram principalmente homens adultos carregando seus pertences, caminhando em pequenos grupos sob escolta policial ao longo de um trajeto de pouco ​mais de 1 km da praia de El Trampolín até o porto.

A grande maioria dos imigrantes é de homens e meninos. Alojamentos temporários foram construídos apenas para homens adultos, de modo que os menores estão sendo separados e acomodados em locais distintos.

Três líderes de ONGs disseram à Reuters que as autoridades demoraram demais para fornecer aos imigrantes o abrigo mínimo exigido pelo pacto europeu de migração e que os ​centros de acolhimento abertos até o momento não tinham capacidade para acomodar aqueles que ‌ainda dormiam nas ruas.

Uma ONG estimou ⁠que cerca de 4.000 miigrantes permaneciam ao ar livre nas praias e calçadas de Ceuta, o que significa que o novo centro não seria suficiente ⁠para desocupar os acampamentos improvisados em áreas públicas. ⁠Dois líderes de ONGs afirmaram que as ⁠autoridades provavelmente esperam ⁠que ​a maioria dos imigrantes retorne voluntariamente ao Marrocos.

(Reportagem de David Latona e Corina Pons)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.