Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Pope faz crítica implícita a Putin pela invasão e considera viagem a Kiev

Placeholder - loading - Papa Francisco em viagem a Malta 2/04/2022 Andreas Solaro/Pool via REUTERS
Papa Francisco em viagem a Malta 2/04/2022 Andreas Solaro/Pool via REUTERS

Publicada em  

Por Philip Pullella

VALLETTA (Reuters) - O papa Francisco disse neste sábado que estava considerando uma viagem para Kiev e fez uma crítica implícita ao presidente russo, Vladimir Putin, pela invasão à Ucrânia, dizendo que um “autocrata” estava fomentando o conflito por causa de interesses nacionalistas.

Francisco fez os comentários primeiro a repórteres no avião que o levava para uma visita de dois dias a Malta, e depois em um discurso duro no palácio presidencial da ilha que deixou pouca dúvida sobre a quem ele se referia.

'Do leste da Europa, da terra do sol nascente, as sombras escuras da guerra se espalharam. Pensávamos que invasões a outros países, selvagens conflitos nas ruas e ameaças atômicas eram memórias obscuras de um passado distante', disse o papa.

Moscou nega estar tentando atingir civis na ação que lançou em 24 de fevereiro, que chama de uma “operação militar especial” não com o objetivo de ocupar território, mas desmilitarizar e “desnazificar” seu vizinho.

Francisco já rejeitou essa terminologia, dizendo que é uma guerra mesmo.

“No entanto, os ventos gélidos da guerra, que trazem apenas morte, destruição e ódio em seu rastro, sopraram poderosamente sobre as vidas de muitas pessoas e afetaram a todos nós”, disse Francisco.

“Mais uma vez, um certo autocrata, infelizmente preso em alegações anacrônicas de interesses nacionalistas, está provocando e fomentando conflitos, enquanto as pessoas comuns sentem a necessidade de construir um futuro que, ou será compartilhado, ou não existirá”, disse, sem mencionar Putin diretamente.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. pope faz critica implicita a …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.