Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

População japonesa tem queda enquanto número de moradores estrangeiros atinge recorde

Placeholder - loading - Multidão de consumidores em distrito comercial de Ameyoko, em Tóquio 29/12/2022 REUTERS/Issei Kato
Multidão de consumidores em distrito comercial de Ameyoko, em Tóquio 29/12/2022 REUTERS/Issei Kato

Publicada em  

Por Satoshi Sugiyama

TÓQUIO (Reuters) - O número de japoneses diminuiu no ritmo mais rápido em todos os tempos, enquanto a quantidade de moradores estrangeiros no Japão cresceu para um recorde de quase 3 milhões, mostraram dados do governo nesta quarta-feira.

Os dados mostraram que a sociedade japonesa está envelhecendo em todo o país e sugerem que os estrangeiros estão desempenhando um papel cada vez maior para compensar a população em queda.

O número de japoneses caiu pelo 14º ano seguido, em cerca de 800.000 pessoas, para 122,42 milhões, de acordo com dados do registro de moradores de 1º de janeiro de 2023, divulgados pelo Ministério de Assuntos Internos e Comunicações.

Pela primeira vez, o número de moradores japoneses caiu em todas as 47 províncias, mostraram os dados.

O número de estrangeiros vivendo no Japão atingiu um recorde de 2,99 milhões, um aumento de 10,7% em relação ao ano anterior, o maior aumento sobre o ano desde que o ministério começou a rastrear os dados há uma década.

A população total do Japão caiu para 125,42 milhões, uma queda de cerca de 511.000, mostraram os novos dados.

A população tem recuado todos os anos desde o pico em 2008 devido a uma baixa taxa de natalidade, que atingiu uma mínima recorde no ano passado.

O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, fez da reversão da taxa de natalidade uma prioridade máxima e seu governo, apesar dos altos níveis de dívida, planeja destinar 3,5 trilhões de ienes (25 bilhões de dólares) por ano para cuidados infantis e outras medidas de apoio aos pais.

Um grupo de think tanks públicos com sede em Tóquio disse no ano passado que o Japão precisava de cerca de quatro vezes mais trabalhadores estrangeiros até 2040 para alcançar as previsões de crescimento econômico do governo.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. populacao japonesa tem queda …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.