Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Por que os Lançamentos de Música Acontecem nas Sextas-Feiras?

Beyoncé mudou o comportamento da indústria fonográfica com seu lançamento surpresa

Placeholder - loading - Por que os Lançamentos de Música Acontecem nas Sextas-Feiras?.Divulgação
Por que os Lançamentos de Música Acontecem nas Sextas-Feiras?.Divulgação

Publicada em  

Antigamente, os álbuns eram lançados às segundas-feiras no Reino Unido e na França, terças-feiras nos EUA e na maioria dos países, quartas-feiras no Japão e nas sextas-feiras na Austrália e Alemanha. Os lançamentos habituais de álbuns às terças-feiras davam aos projetos mais tempo para serem vendidos na primeira semana de vendas.

Lembra quando Beyoncé, em 2013, lançou seu álbum visual surpresa e autointitulado? Quando a artista fez isso, ela mudou o cenário de datas de lançamento de álbuns. Agora, você pode estar se perguntando “por que isso foi tão importante e como isso afetou alguma coisa?”

Bem, quando Beyoncé disse que “parou o mundo”, de fato ela fez algo inédito. A institucionalização da sexta-feira teve como grande influenciador o álbum “Beyoncé”. Este foi divulgado sem aviso prévio na sexta-feira, dia 13 de dezembro de 2013.

Sem promoções, teasers, trechos, ou qualquer pista para os fãs, Beyoncé fez uma jogada arriscada? Na época, sim, foi.

Apesar dos riscos de lançar um álbum totalmente novo em uma sexta-feira sem promoção, o álbum foi um grande sucesso. O lançamento surpresa do álbum afetou duas coisas: o tradicional dia de lançamento e a promoção de álbuns.

O projeto com 14 músicas e 17 clipes inéditos foi o assunto mais discutido nas redes sociais naquela época e se tornou número 1 em mais de 90 países, vendendo 80 mil cópias em apenas 3 horas só nos EUA. Além disso, o álbum rendeu-lhe um novo recorde mundial do Guinness para o álbum mais vendido no iTunes.

A cantora explicou a estratégia, dizendo: “Não queria lançar meu som da mesma maneira que fiz antes. Estou cansada disso. Sentia vontade e capacidade de falar diretamente aos meus fãs. Desejava que ninguém transmitisse a mensagem sobre quando o meu álbum seria lançado. Quero apenas que seu lançamento ocorra quando estiver pronto e venha de mim para os meus fãs”.

Nenhuma das faixas vazou antes de seu lançamento, o que aumentou seu valor de choque. E, embora o “Beyoncé” não tenha sido o primeiro lançamento surpresa já feito, o álbum foi aquele que chocou o mundo e teve um impacto significativo na indústria musical.

Muitos tentaram replicar o sucesso do premiado álbum autointitulado de Beyoncé. A imitação de sua abordagem foi chamada de "puxando uma Beyoncé". No entanto, para replicar esse sucesso, é necessário que um artista tenha grande estatura. No final das contas, para fazer algo com esse tipo de impacto, os artistas precisam realmente confiar em seu status e ter um alcance em um patamar similar ao da diva.

Em meados de 2015, a Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI) oficialmente institucionalizou a sexta-feira como a data global de lançamento de novos álbuns e singles. Atualmente, essa data ainda é usada para grandes acontecimentos musicais, embora alguns artistas optem por fazer suas divulgações em outros dias da semana.

A mudança foi justificada para evitar a pirataria e diminuir a “frustração” antiga do público em relação às diferentes datas estabelecidas para os lançamentos. “Fãs de música vivem no mundo digital de hoje”, justifica o chefe da IFPI, Frances Moore, à Billboard. “Um dia de lançamento global alinhado põe fim à frustração de não poder acessar lançamentos em seu país quando a música está disponível em outro país”.

Veja também:


AMY WINEHOUSE: CORPO E ALMA

"CATCH A FIRE" DE BOB MARLEY & THE WAILERS GANHA NOVA EDIÇÃO DE 50 ANOS



Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. por que os lancamentos de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.