Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Powell diz que economia ainda precisa de apoio do Fed e que mercados não são direcionados por dinheiro fácil

Placeholder - loading - Chair do Federal Reserve, Jerome Powell . Susan Walsh/Pool via REUTERS/File Photo
Chair do Federal Reserve, Jerome Powell . Susan Walsh/Pool via REUTERS/File Photo

Publicada em  

Atualizada em  

Por Howard Schneider

WASHINGTON (Reuters) - O chair do Federal Reserve, Jerome Powell, revidou sugestões de que o suporte do banco central dos Estados Unidos à economia poderia inflar uma perigosa bolha financeira, insistindo que o apoio ainda é necessário e que os investidores estão reagindo principalmente às expectativas de uma recuperação bem-sucedida.

Do esperado sucesso das vacinas contra o coronavírus ao grande estoque de poupança disponível para as famílias gastarem nos próximos meses, 'há muitos fatores que estão contribuindo para o que está acontecendo nos mercados agora', disse Powell aos membros do Comitê Bancário do Senado. 'A política monetária, eu certamente concordaria, é um deles', mas ainda precisa estar em vigor para apoiar a economia até que esteja em um estado melhor.

Os juros do Fed permanecerão baixos e a compra de títulos continuará 'pelo menos no ritmo atual até que façamos um progresso substancial em direção aos nossos objetivos ... o que não temos realmente feito', disse Powell.

O chair do Fed estava respondendo a perguntas de senadores republicanos preocupados com a possibilidade de a combinação de compras de ativos do Fed, um potencial 'boom' impulsionado pelas vacinas e novos gastos fiscais federais se combinarem para elevar os preços dos ativos a níveis insustentáveis ??e elevar a inflação.

'Seja a GameStop, Bitcoin, imóveis, commodities, estamos vendo preços de ativos bastante elevados e sinais de inflação', disse o senador republicano Patrick Toomey, entre aqueles que argumentam que o plano de gastos de 1,9 trilhão de dólares proposto pelo governo Biden deve ser adaptado. 'Há muitos sinais de alerta piscando em amarelo.'

Powell, no entanto, disse que o foco precisa permanecer em uma recuperação econômica que está 'desigual e longe de completa' e que precisaria da ajuda do banco central por 'algum tempo' para voltar ao pleno emprego.

Os cortes de juros pelo Fed e compras mensais de 120 bilhões de dólares em títulos do governo 'aliviaram substancialmente as condições financeiras e estão fornecendo apoio substancial à economia', disse Powell em declarações de abertura ao comitê.

'A economia está muito longe de nossas metas de emprego e inflação, e é provável que leve algum tempo para que progressos substanciais sejam alcançados', a barreira que o Fed estabeleceu para discutir quando seria apropriado reduzir parte desse apoio.

Embora a situação sanitária esteja melhorando e 'as vacinações em andamento ofereçam esperança de um retorno a condições mais próximas da normalidade ainda este ano', disse Powell, 'a trajetória da economia continua a depender significativamente do curso do vírus e das medidas tomadas para controlar sua disseminação.'

A audiência perante o Comitê Bancário do Senado, uma das aparições obrigatórias do chair do Fed duas vezes por ano no Capitólio, é a primeira de Powell desde que os democratas conquistaram a Casa Branca e o controle de ambas as Casas do Congresso.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. powell diz que suporte para …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.