Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Powell, do Fed, repete que economia dos EUA está 'em boa situação'

Placeholder - loading - O chairman do Federal Reserve, Jerome Powell, em coletiva de imprensa após decisão de política monetária. 18/09/2019. REUTERS/Sarah Silbiger
O chairman do Federal Reserve, Jerome Powell, em coletiva de imprensa após decisão de política monetária. 18/09/2019. REUTERS/Sarah Silbiger

Publicada em  

WASHINGTON (Reuters) - A economia dos Estados Unidos está andando apesar dos obstáculos que enfrenta, afirmou nesta sexta-feira o chairman do Federal Reserve, Jerome Powell, em declarações que deram poucos novos indícios sobre a trajetória da política monetária.

'Embora nem todos compartilhem totalmente oportunidades econômicas e a economia enfrente alguns riscos, no geral está --como gosto de dizer-- em uma boa situação. Nosso trabalho é deixá-la assim o máxima possível', disse Powell em declarações breves para o evento 'Fed Listens' no escritório do banco central norte-americano em Washington.

O Fed cortou os juros pela primeira vez em mais de uma década em julho e repetiu o movimento na reunião seguinte, em setembro, no que Powell e alguns outros chamaram de 'seguro' contra riscos à economia.

A criação de vagas de trabalho nos Estados Unidos foi moderada em setembro e a taxa de desemprego caiu para perto da mínima de 50 anos, informou o Departamento do Trabalho nesta sexta-feira, aliviando preocupações de que a economia estaria perto da recessão.

Existe desentendimento dentro do comitê de definição de juros do Fed sobre a necessidade de reduzir mais os custos de empréstimos. A taxa de juros referencial está atualmente na faixa entre 1,75% e 2,0%.

Os gastos dos consumidores dos EUA --recente ponto de destaque positivo e com grande importância, já que responde por cerca de 70% da atividade econômica-- têm mostrado sinais de desaceleração. Dados divulgados nesta semana mostraram ainda que a atividade industrial do país atingiu o nível mais fraco em mais de dez anos em setembro, conforme as tensões comerciais pesaram sobre as exportações.

A guerra comercial dos EUA com a China também tem afetado negativamente o investimenro empresarial.

Investidores veem atualmente 80% de chances de o Fed cortar os juros em mais 0,25 ponto percentual na reunião de 29 e 30 de outubro, de acordo com análise dos contratos de juros futuros compilados pelo CME Group.

(Reportagem de Lindsay Dunsmuir)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. powell do fed repete que …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.