Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Prazo para rendição em Mariupol expira e Ocidente promete mais armas à Ucrânia

Placeholder - loading - Gato caminha perto de tanque pró-Rússia em Mariupol 19/04/2022 REUTERS/Alexander Ermochenko
Gato caminha perto de tanque pró-Rússia em Mariupol 19/04/2022 REUTERS/Alexander Ermochenko

Publicada em  

Por Pavel Polityuk e James Mackenzie

KIEV/KHARKIV (Reuters) - O mais recente ultimato da Rússia aos combatentes ucranianos em Mariupol expirou nesta quarta-feira sem nenhum sinal de rendição em massa, enquanto Moscou avançava com sua ofensiva no leste e governos ocidentais prometeram à Ucrânia mais ajuda militar.

Milhares de tropas russas apoiadas por artilharia e barragens de foguetes estavam tentando avançar no que as autoridades ucranianas chamaram de Batalha de Donbas --um esforço final de Moscou para tomar duas províncias do leste que reivindica em nome dos separatistas.

A invasão russa de quase oito semanas não conseguiu capturar nenhuma das maiores cidades da Ucrânia. A Rússia foi forçada a se retirar do norte da Ucrânia depois que um ataque a Kiev foi repelido no mês passado, mas enviou tropas de volta para um ataque no leste que começou nesta semana.

O maior ataque a um Estado europeu desde 1945 levou quase 5 milhões de pessoas a fugir para o exterior e reduziu cidades a escombros.

Nas ruínas de Mariupol, local dos combates mais pesados ??da guerra e da pior catástrofe humanitária, a Rússia estava atacando o último reduto ucraniano importante, a siderúrgica Azovstal, com bombas destruidoras de bunkers, disse Kiev. A Ucrânia diz que centenas de civis estão abrigados sob a fábrica.

'O mundo assiste ao assassinato de crianças online e permanece em silêncio', escreveu o assessor presidencial ucraniano Mykhailo Podolyak no Twitter.

A Rússia vem tentando assumir o controle total de Mariupol desde os primeiros dias da guerra. Sua captura seria um grande prêmio estratégico, ligando o território de separatistas pró-Rússia no leste com a região da Crimeia que Moscou anexou em 2014.

Separatistas apoiados pela Rússia disseram pouco antes do prazo das 14h (8h em Brasília) de quarta-feira que apenas cinco pessoas se renderam, um dia depois que a Rússia disse que ninguém havia respondido a uma convocação de rendição semelhante.

A Ucrânia prometeu nunca se render em Mariupol e seu Estado-Maior disse que os combates continuam na usina.

A Ucrânia anunciou planos de enviar 90 ônibus para retirar 6.000 civis de Mariupol na quarta-feira, dizendo que chegou a um 'acordo preliminar' com a Rússia sobre um corredor seguro, o anúncio mais importante de uma tentativa desse tipo em semanas. Moscou bloqueou todas as tentativas anteriores de enviar comboios a Mariupol, incluindo um da Cruz Vermelha no final de março.

Civis conseguiram escapar para outras partes da Ucrânia apenas em seus próprios veículos, enquanto dezenas de milhares foram levados de ônibus para a Rússia no que Moscou chama de retirada humanitária e Kiev chama de deportação forçada.

Antes uma cidade portuária próspera de 400.000 pessoas, Mariupol foi reduzida a um deserto devastado com cadáveres nas ruas e moradores confinados em porões. Autoridades ucranianas dizem que dezenas de milhares de civis morreram lá.

Enquanto isso, Estados Unidos, Canadá e Reino Unido disseram que enviariam mais artilharia à Ucrânia, enquanto a Noruega disse que enviou à Ucrânia 100 mísseis de defesa aérea Mistral.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. prazo para rendicao em …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.