Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Preços ao produtor no Brasil caem 0,37% em novembro sob impacto de indústrias extrativas

Preços ao produtor no Brasil caem 0,37% em novembro sob impacto de indústrias extrativas

Reuters

16/01/2026

Placeholder - loading - Veículos novos no pátio de fábrica da General Motors em Gravataí, Rio Grande do Sul 30/05/2025 REUTERS/Diego Vara
Veículos novos no pátio de fábrica da General Motors em Gravataí, Rio Grande do Sul 30/05/2025 REUTERS/Diego Vara

SÃO PAULO, 16 ⁠Jan (Reuters) - Os preços ao produtor no Brasil caíram em novembro pela 10ª vez seguida, a uma taxa de 0,37%, impactados principalmente pelas indústrias extrativas, informou Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira.

O resultado levou o índice acumulado em 12 ​meses a uma ⁠deflação ⁠de 3,38%.

Entre as 24 atividades analisadas, o IBGE apontou que 12 registraram variação negativa em novembro, sendo que as indústrias extrativas sofreram ‌uma das maiores quedas, com recuo ​de 3,43%.

“Este é um ‌setor que ​acompanha ​bem de perto o movimento internacional, o que não foi diferente em novembro. ​Os produtos da extração de petróleo e gás e os da extração de minerais ferrosos acompanharam o movimento de recuo dos preços', explicou Alexandre Brandão, gerente de análise e metodologia do IBGE.

Entre as grandes categorias econômicas, bens de capital registraram variação negativa de preços de 0,01% em novembro, bens ⁠intermediários caíram 0,75% e bens de ‌consumo avançaram 0,09%.

O ⁠IPP mede a variação dos preços de produtos na “porta da fábrica”, isto ‍é, sem impostos e frete, de 24 atividades ​das ‌indústrias extrativas e da transformação.

(Por Camila Moreira)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.