Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Premiê da Austrália busca apoio para referendo indígena com início de votação antecipada

Placeholder - loading - Primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, discursa em evento de campanha em Adelaide pelo sim em referendo sobre indígenas do país 30/08/2023 AAP Image/Mark Brake via REUTERS
Primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, discursa em evento de campanha em Adelaide pelo sim em referendo sobre indígenas do país 30/08/2023 AAP Image/Mark Brake via REUTERS

Publicada em  

SYDNEY (Reuters) - O primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, disse nesta segunda-feira que se concentrará em manter conversas individuais com os australianos para angariar apoio para o referendo indígena, num momento em que a votação antecipada começou em algumas partes do país.

Em um referendo histórico, os australianos decidirão em 14 de outubro se aprovam ou não a alteração da Constituição do país para criar um órgão consultivo indígena chamado 'Voice to Parliament' (Voz para o Parlamento), que pode dar conselhos sobre questões que afetam os povos aborígines e das Ilhas do Estreito de Torres.

A proposta, apoiada pelo governo trabalhista de Albanese, vem sofrendo para obter o apoio da maioria, com pesquisas de opinião recentes mostrando que os eleitores a rejeitarão. Alguns eleitores que mudaram de posição disseram que o Voice está criando uma distração em relação aos seus dois principais problemas: o custo de vida e o custo da moradia.

Em uma tentativa de mobilizar apoio, Albanese disse que se os australianos se concentrarem na pergunta do referendo em meio às distrações, eles votarão sim, e não há nada a temer com a campanha.

'Sinceramente, acho que a chave para a próxima quinzena são as conversas individuais com as pessoas para que aceitem esse pedido da maioria esmagadora dos povos aborígines e das Ilhas do Estreito de Torres', disse ele em Melbourne, onde a votação antecipada começou nesta segunda-feira.

A votação antecipada do referendo em Nova Gales do Sul e no Território da Capital Australiana começará na terça-feira.

(Reportagem de Stella Qiu)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. premie da australia busca …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.