Premiê do Canadá sobrevive a votação crucial sobre primeiro orçamento
Premiê do Canadá sobrevive a votação crucial sobre primeiro orçamento
Reuters
18/11/2025
OTTAWA (Reuters) - O Parlamento canadense votou estreitamente a favor do primeiro orçamento do primeiro-ministro Mark Carney, afastando a ameaça de uma segunda eleição em menos de um ano.
Os parlamentares votaram por 170 a 168 a favor da adoção de uma moção que permite que a Câmara dos Comuns comece a estudar o orçamento. Embora haja outras votações nos próximos meses, o resultado de segunda-feira indica que o orçamento deverá ser aprovado.
Os correligionários liberais de Carney estão a poucos assentos da maioria na Câmara dos Comuns, que tem 343 lugares, e precisavam que alguns parlamentares da oposição apoiassem o orçamento ou se abstivessem. No final, alguns parlamentares da oposição se abstiveram.
O orçamento de Carney, um projeto econômico para o próximo ano fiscal, propôs dobrar o déficit fiscal para combater as tarifas dos EUA e financiar programas de defesa e habitação. Embora tenha proposto a redução do número de funcionários do governo federal, o orçamento não continha tantas medidas de austeridade como alguns temiam.
Pesquisas recentes sugerem que, se uma eleição fosse realizada agora, os liberais manteriam o poder.
O Partido Conservador, oposição oficial de centro-direita, está lidando com dissidências internas depois de ter perdido a eleição de abril para os liberais, e o líder Pierre Poilievre enfrentará uma revisão formal de seu desempenho em janeiro.
(Reportagem de David Ljunggren)
Reuters

