Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Presidente de El Salvador oficializa candidatura à reeleição

Placeholder - loading - Presidente de El Salvador Nayib Bukele  19/10/2023   REUTERS/Jose Cabezas
Presidente de El Salvador Nayib Bukele 19/10/2023 REUTERS/Jose Cabezas

Publicada em  

SAN SALVADOR (Reuters) - O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, apresentou formalmente na noite de quinta-feira a documentação para concorrer à reeleição no próximo ano, apesar das preocupações quanto à sua elegibilidade constitucional para buscar um mandato consecutivo.

Bukele, de 42 anos, conta com forte apoio popular e anunciou no ano passado que disputaria a eleição presidencial em fevereiro de 2024.

Embora os críticos questionem a capacidade de Bukele de buscar um segundo mandato, citando uma proibição constitucional, o tribunal superior do país decidiu que ele poderia concorrer em 2021. Os juízes do tribunal foram nomeados pelo Congresso, que é controlado pelo partido governista Novas Ideias.

Bukele, ex-prefeito de San Salvador e um defensor de bitcoin, quebrou três décadas de domínio bipartidário na política salvadorenha com sua vitória em 2019.

Uma pesquisa recente realizada pelo Centro de Estudos Cidadãos da Universidade Francisco Gavidia deu ao Novas Ideias quase 70% de apoio, em comparação com pouco mais de 4% para seu concorrente mais próximo.

A popularidade de Bukele se deve, em grande parte, a uma ampla repressão às gangues violentas do país centro-americano, com mais de 75.000 suspeitos de pertencerem a gangues presos até o momento. Os crimes violentos têm caído drasticamente desde que a política foi lançada no início do ano passado.

Mas alguns grupos de direitos argumentam que o chamado estado de exceção frequentemente viola os direitos básicos do devido processo legal, levando à detenção e prisão de inocentes que não têm permissão para montar uma defesa legal.

(Por Nelson Renteria)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. presidente de el salvador …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.