Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
    Veja todas as Notícias.

    Presidente de Israel rejeita tentativa de Netanyahu de barrar concorrente a cargo de premiê

    Placeholder - loading - Premiê de Israel, Benjamin Netanyahu 30/08/2010 REUTERS/Nir Elias
    Premiê de Israel, Benjamin Netanyahu 30/08/2010 REUTERS/Nir Elias

    Publicada em  

    Por Dan Williams

    JERUSALÉM (Reuters) - O partido do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, contestou nesta terça-feira a legalidade de uma tentativa de um rival de direita de liderar um novo governo, mas a iniciativa de última hora de preservar a liderança foi rejeitada pelo presidente, Reuven Rivlin.

    Naftali Bennett, ex-ministro da Defesa de Netanyahu, anunciou no domingo que se juntará a uma aliança proposta com o líder de centro da oposição, Yair Lapid, assumindo primeiramente como premiê em um acordo de rodízio.

    Eles têm até a meia-noite de quarta-feira para apresentar um pacto final a Rivlin, que encarregou Lapid de formar um novo governo porque Netanyahu foi incapaz de fazê-lo na esteira da eleição acirrada de 23 de março.

    Em uma carta aos conselheiros legais da presidência e do Parlamento, o Likud, partido conservador de Netanyahu, disse que Lapid não está autorizado a ceder o cargo de premiê a Bennett.

    Mas o escritório de Rivlin respondeu que não existe mérito legal na afirmação do Likud porque Lapid tomaria posse como 'primeiro-ministro alternado', o segundo a assumir a função no esquema de rodízio.

    O escritório aceitou o argumento do Likud de que Lapid precisa fornecer aos presidente todos os detalhes do novo governo, e não somente anunciar que firmou um acordo de coalizão.

    A divisão de poder Lapid-Bennett poderia incluir outros políticos de direita, além de siglas liberais e de centro-esquerda. A mídia israelense especula que ela também poderia cortejar apoio parlamentar de um partido que atraia votos da minoria árabe de Israel.

    Escrito por Reuters

    Últimas Notícias

    1. Home
    2. noticias
    3. presidente de israel rejeita …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.