Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
    Veja todas as Notícias.

    Presidente do México mantém Congresso, mas perde prestígio, em eleições parlamentares

    Placeholder - loading - Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, durante entrevista coletiva na Cidade do México 07/06/2021 REUTERS/Henry Romero
    Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, durante entrevista coletiva na Cidade do México 07/06/2021 REUTERS/Henry Romero

    Publicada em  

    Por Dave Graham

    CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, manteve o controle do Congresso nas eleições de meio de mandato no domingo, mas sofreu derrotas para uma oposição que tenta capitalizar o descontentamento com seu desempenho na economia e no combate ao crime, mostraram resultados iniciais.

    Uma estimativa preliminar do Instituto Nacional Eleitoral (INE) mostrou a coalizão governista de López Obrador obtendo entre 265 e 292 das 500 cadeiras da câmara baixa, número aquém da maioria de dois terços que ele conseguiu na primeira metade de seu mandato.

    O desfecho praticamente se alinhou às pesquisas de opinião, que apontaram uma corrida disputada nas últimas semanas, em que um acidente fatal no metrô da Cidade do México e acusações de que López Obrador interveio excessivamente na campanha minaram seu apelo.

    López Obrador ataca seus antecessores, que retrata como corruptos e presos a interesses corporativos que só fomentaram pobreza, desigualdade e violência, mas mostra dificuldade para cumprir as promessas de combater a violência das gangues e fortalecer um crescimento anêmico.

    'Precisamos de um governo que seja mais aberto ao que o empresariado está propondo', disse Enrique Prendas, morador de 56 anos da Cidade do México que votou em López Obrador em 2018, mas desta vez optou pelo Partido de Ação Nacional (PAN) de centro-direita.

    O Movimento de Regeneração Nacional (Morena) de López Obrador chegou à votação com 253 assentos da câmara baixa, mas obterá entre 190 e 203, segundo projeções do INE.

    A nova câmara baixa tomará posse em setembro.

    O Morena e seus aliado obtiveram 42,3% dos votos para a câmara baixa, de acordo com uma contagem preliminar de 58% das urnas. A principal aliança de oposição estava um pouco atrás com 40,7%.

    A cifra individual do Morena estava bem à frente de seu rival mais próximo, o que lhe dá uma vantagem clara na conquista de assentos entre os 300 concedidos por um sistema de votação numérica, e não proporcional. As 200 vagas restantes da câmara são distribuídas por representação proporcional.

    Para defender sua maioria, o Morena contará com votos do Partido do Trabalho e do Partido Verde, um agrupamento político que se mostra adepto da formação de alianças com quem quer que esteja no poder.

    As perdas na câmara baixa devem restringir o espaço de manobra para López Obrador buscar mudanças constitucionais para fortalecer sua iniciativa de aumentar o controle estatal sobre o setor energético, entre outras prioridades.

    Escrito por Reuters

    Últimas Notícias

    Placeholder - loading - Imagem da notícia 'Tonight United': Duran Duran lança música em parceria com Giorgio Moroder

    'Tonight United': Duran Duran lança música em parceria com Giorgio Moroder

    Esta sexta-feira, 24 de setembro, já começou com várias novidades no mundo da música e isso inlui o lançamento de 'Tonight United', sendo esse o novo single de Duran Duran em parceria com o rei do disco, Giorgio Moroder. A canção faz parte de  'Future Past', décimo quinto dsico de estúdio da banda. 
     
    Em nota, Simon Le Bond, vocalista do grupo, declarou: "“Giorgio Moroder, Duran Duran ... isso é música para um mundo que está se reunindo”. 
     
    Um dos motivos para 'Tonight United' ter sido divulgada hoje, é que a canção é a música tema do festival 'Global Citizen' - que acontece neste sáabdo (25), em Londres, e será transmitido ao vivo pelo YouTube do evento. Clique aqui para acessar o canal do show.  
     
    Veja o vídeo oficial da música: 
     
     
    “Quando entramos em estúdio pela primeira vez no final de 2018, eu estava tentando persuadir os caras de que tudo o que precisávamos fazer era escrever duas ou três faixas para um EP. Quatro dias depois, com o núcleo de mais de 25 canções fortes, que todas mereciam desenvolvimento, percebi que estaríamos nisso por um longo tempo, mas isso foi antes de Covid-19. Então, aqui estamos nós em 2021 com nosso 15º álbum de estúdio e nos esforçando ao máximo", afirmou Le Bond.  
     
    As demais faixas do disco também contém parcerias com grandes artistas da indútria musical, como Mark Ranson, Lykke Li, To Love, CHAI, Graham Coxon do Blur e Mick Grason - tecladiscta de David Bowie. 
     
    'Future Past' estará disponível em sua versão compelta a partir do dia 22 de outubro deste ano. Confira as músicas foram publicadas, até o momento:
     
     
    Veja mais:
     
    Shows lendários de Bruce Springsteen ganham data de lançamento
     
    Genesis inicia turnê de despedida 'The Last Domino Tour?' na Inglaterra

    47 min
    1. Home
    2. noticias
    3. presidente do mexico mantem …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.