Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Presidente do México repete oferta de asilo a ex-presidente peruano deposto e apoia eleições

Placeholder - loading - Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, durante entrevista coletiva na Cidade do México 16/12/2022 Presidência do México/Divulgação via REUTERS
Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, durante entrevista coletiva na Cidade do México 16/12/2022 Presidência do México/Divulgação via REUTERS

Publicada em  

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, reiterou nesta segunda-feira sua oferta de asilo ao ex-presidente peruano Pedro Castillo e sua família, e apoiou os pedidos para que o país sul-americano avance com suas eleições gerais.

López Obrador havia dito anteriormente que considerava Castillo, que foi destituído do cargo e preso no início deste mês depois de tentar dissolver ilegalmente o Congresso, o legítimo presidente do Peru.

Na noite de domingo, a presidente peruana, Dina Boluarte, ex-vice-presidente que tomou posse após a deposição de Castillo, afirmou em entrevistas à imprensa que o ministro das Relações Exteriores do Peru lhe disse que o pedido de asilo para a família de Castillo havia sido aprovado.

López Obrador disse na segunda-feira que os pedidos de asilo ainda estavam em andamento. 'Foi feito um pedido, mas é um processo que precisa ser realizado', afirmou.

'Temos a porta aberta para o presidente do Peru e sua família para todos aqueles... que se sentem perseguidos', acrescentou.

López Obrador também apoiou um apelo para que o Peru promova eleições gerais.

Boluarte enviou na semana passada uma reforma constitucional ao Congresso que anteciparia as eleições presidenciais para dezembro de 2023, mas os parlamentares rejeitaram a proposto. Ela pediu que o Congresso reconsiderasse sua decisão.

(Reportagem de Kylie Madry, Marion Giraldo e Lizbeth Diaz)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. presidente do mexico repete …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.