Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Presidente do Peru entra na mira da procuradoria-geral por morte de manifestantes

Placeholder - loading - Presidente do Peru, Dina Boluarte 29/12/2022 REUTERS/Angela Ponce
Presidente do Peru, Dina Boluarte 29/12/2022 REUTERS/Angela Ponce

Publicada em  

Atualizada em  

LIMA (Reuters) - A procuradora-geral do Peru, Patricia Benavides, protocolou nesta segunda-feira uma queixa constitucional contra a presidente do país, Dina Boluarte, devido à morte de manifestantes durante os meses de agitação nas ruas, no ano passado. Trata-se da primeira acusação, no Congresso, da procuradoria-geral contra a presidente, após quase um ano de investigações.

Benavides também demitiu nesta segunda-feira um membro de sua equipe anticorrupção que estava investigando ela própria. Em discurso na TV, a procuradora-geral disse rejeitar as investigações contra ela, que tentam “desestabilizar a independência dos poderes”. Seu gabinete havia anunciado em janeiro o lançamento de uma investigação contra Boluarte e membros de seu ministério por acusações de 'genocídio, homicídio qualificado e graves lesões”.

Pelo menos 40 pessoas morreram durante violentos confrontos entre dezembro de 2022 e o começo deste ano. Centenas ficaram feridas.

Boluarte chamou de “manobra política” a denúncia contra ela perante o Congresso, apresentada por Benavides.

“Expressamos nossa condenação a uma manobra política tão desprezível que, usando indevidamente a memória de patriotas falecidos, tenta desviar a atenção de uma denúncia muito grave contra o próprio promotor do país”, disse Boluarte em um discurso televisionado junto com todo seu gabinete de ministros. Se o Congresso aceitar a acusação, a ação da procuradora-geral pode resultar no impeachment de Boluarte. “A morte de qualquer soldado peruano não deveria ser permitida, assim como o abuso de poder. Não deve ser permitido tentar prejudicar a imagem de procuradores honestos”, afirmou Benavides em seu discurso. (Reportagem de Marco Aquino; texto de Isabel Woodford)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. presidente do peru entra na …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.