Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Presidente sírio encontra líder do Irã em Teerã, diz imprensa estatal iraniana

Placeholder - loading - Presidente iraniano, Ebrahim Raisi, recebe o presidente sírio, Bashar al-Assad, em Teerã 08/05/2022 Presidência/Divulgação via REUTERS
Presidente iraniano, Ebrahim Raisi, recebe o presidente sírio, Bashar al-Assad, em Teerã 08/05/2022 Presidência/Divulgação via REUTERS

Publicada em  

Atualizada em  

Por Parisa Hafezi

DUBAI (Reuters) - O presidente da Síria, Bashar al-Assad, visitou seu aliado regional mais próximo, o Irã, neste domingo, para uma reunião com o líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei, durante a qual ambos os líderes pediram laços mais fortes entre Teerã e Damasco, noticiou a imprensa estatal iraniana.

Assad, que está fazendo sua segunda viagem a Teerã desde o início da guerra na Síria em 2011, também se encontrou com o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, durante a viagem, de acordo com a agência de notícias estatal iraniana Irna.

'A Síria de hoje não é o que era antes da guerra, embora não houvesse destruições na época, mas o respeito e o prestígio da Síria são maiores do que antes, e todos veem este país como uma potência', disse Khamenei a Assad, segundo a televisão estatal do Irã.

Assad conseguiu mudar a situação da guerra civil na Síria, que eclodiu a partir de protestos pró-democracia em 2011, com a ajuda crucial das milícias por procuração do Irã e da grande intervenção militar da Rússia em 2015.

Assad disse que 'os laços estratégicos entre o Irã e a Síria impediram o domínio do regime sionista (Israel) na região', segundo a TV estatal iraniana. A agência de notícias Nournews, do Irã, disse que Assad deixou Teerã para a Síria.

Israel, que a República Islâmica se recusa a reconhecer, tem orquestrado ataques frequentes contra o que descreveu serem alvos iranianos na Síria, onde forças apoiadas por Teerã, incluindo o Hezbollah, do Líbano, foram mobilizadas na última década para apoiar Assad na guerra da Síria.

O presidente do Irã, Raisi, disse em reunião com Assad que a prioridade de seu governo é fortalecer os laços estratégicos com a Síria, noticiou a agência semi-oficial de notícias do Irã Tasnim.

(Reportagem de Parisa Hafezi)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. presidente sirio encontra …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.