Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Primeiro satélite espião da Coreia do Norte está 'vivo' e pode fazer manobras, diz especialista

Placeholder - loading - Foguete carregando satélite espião Malligyong-1 é lançado  21/11/ 2023    KCNA via REUTERS
Foguete carregando satélite espião Malligyong-1 é lançado 21/11/ 2023 KCNA via REUTERS

Publicada em  

Por Josh Smith

SEUL (Reuters) - O primeiro satélite espião da Coreia do Norte está 'vivo', disse um especialista espacial da Holanda na terça-feira, depois de detectar mudanças em sua órbita que sugerem que Pyongyang estava controlando a espaçonave com sucesso - embora suas capacidades permaneçam desconhecidas.

Depois de dois fracassos, a Coreia do Norte colocou com sucesso o satélite Malligyong-1 em órbita em novembro. A mídia estatal de Pyongyang disse que ele fotografou locais militares e políticos sensíveis na Coreia do Sul, nos Estados Unidos e em outros lugares, mas não divulgou imagem. Rastreadores de rádio independentes não detectaram sinais do satélite.

'Mas agora podemos dizer definitivamente que o satélite está vivo', escreveu Marco Langbroek, especialista em satélites da Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda, em um comunicado.

De 19 a 24 de fevereiro, o satélite realizou manobras para elevar seu perigeu, ou o ponto mais baixo de sua órbita, de 488 km para 497 km, disse Langbroek, citando dados do Centro de Operações Espaciais Combinadas, liderado pelos Estados Unidos.

'A manobra prova que o Malligyong-1 não está morto e que a Coreia do Norte tem controle sobre o satélite - algo que era contestado', afirmou ele.

O Ministério da Defesa da Coreia do Sul disse que também havia avaliado que o satélite estava em órbita, mas que não comentaria mais sobre análises individuais. Na segunda-feira, o ministro da Defesa, Shin Won-sik, declarou que o satélite não estava mostrando sinal de estar realizando outras tarefas ou de estar fazendo reconhecimento.

'Embora atualmente não possamos ter certeza se o satélite está captando imagens com sucesso, ele pelo menos realiza manobras orbitais, portanto, nesse sentido, é funcional', escreveu Langbroek sobre os comentários de Shin.

A manobra de elevação da órbita foi uma surpresa, pois a presença de um sistema de propulsão a bordo era inesperada e os satélites norte-coreanos anteriores nunca fizeram manobras, disse ele.

'Ter a capacidade de elevar a órbita do satélite é um grande negócio', afirmou Langbroek.

Isso significa que, enquanto houver combustível no satélite, a Coreia do Norte poderá prolongar a vida útil do satélite elevando sua altitude quando ele ficar muito baixo devido ao declínio da órbita, concluiu.

A Coreia do Norte, que possui armas nucleares, prometeu lançar mais três satélites espiões em 2024.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. primeiro satelite espiao da …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.