alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Primeiros sons do Universo serão ouvidos por radiotelescópio

    O dispositivo teve suas três antenas abertas após um bom tempo navegando no espaço

    Placeholder - loading - news single img
    Radiotelescópio é ativado. Crédito da imagem: iStock

    Publicada em  

    Um novo capítulo na história da conquista espacial está para ser escrito dentro de mais alguns dias. A sonda chinesa Chang’e-4 se prepara para o próximo passo, após o feito de pousar no ‘lado oculto’ da Lua em janeiro deste ano.

    Apesar da dificuldade em enviar sinais e dados, justamente por estar fixada na parte mais ‘escura’ da Lua, os caminhos que estão por vir, devem facilitar a audição dos primeiros ‘sons’ do Universo, algo realmente magnífico.

    A próxima fase de testes comporta a ativação do radiotelescópio NCLE, uma espécie de explorador de baixa frequência, com origem holandesa-chinesa. O dispositivo teve suas três antenas abertas após um bom tempo navegando no espaço - cerca de um ano e meio - e que agora estão aptas a transmitir dados de radioastronomia.

    O radiotelescópio NCLE vai receber e gravar sinais de rádio, ainda que fracos, dos momentos iniciais do universo, sinais que foram gerados logo após a explosão (Big Ben) que deu origem ao Universo, também conhecido como período da Idade das Trevas.

    O estudo final destes primeiros sons pode esclarecer dados curiosos como o período de duração da noite na Lua, cerca de duas semanas.

    O sucesso da missão Chang’e-4 está nas mãos de uma grande equipe, e Marc Klein Wolt comanda o ‘time holandês’. Ele também é o diretor da Radboud Radio Lab, e afirma que já foram captados quase 1 bilhão de sinais sonoros até agora.

    1. Home
    2. noticias
    3. primeiros sons do universo …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.