Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Príncipe herdeiro saudita se encontra com chanceler iraniano em meio à retomada de laços

Placeholder - loading - Mohammed bin Salman e Hossein Amir-Abdollahian em Jeddah  18/8/2023     Divulgação via REUTERS
Mohammed bin Salman e Hossein Amir-Abdollahian em Jeddah 18/8/2023 Divulgação via REUTERS

Publicada em  

DUBAI (Reuters) - O príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, se encontrou com o ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian, nesta sexta-feira, para as discussões de mais alto nível desde que os países retomaram suas relações diplomáticas em março, após anos de hostilidade.

A reunião não programada em Jeddah ocorre um dia depois que Amirabdollahian chegou ao reino e declarou que os laços entre os países estavam 'no caminho certo' após conversas com seu homólogo saudita, o príncipe Faisal bin Farhan.

'As discussões foram francas, benéficas e produtivas', disse Amirabdollahian em uma publicação nas redes sociais após o encontro com o governante saudita, acrescentando que os países 'concordam com a segurança e o desenvolvimento de todos na região'.

Mohammed bin Salman, amplamente conhecido como MbS, tem pressionado para reorientar a política externa saudita nos últimos anos em meio a problemas em seu relacionamento historicamente próximo com os Estados Unidos.

Imagens da reunião na mídia estatal iraniana mostraram MbS e Amirabdollahian sorrindo, enquanto o príncipe Faisal e a delegação iraniana observavam. A agência de notícias estatal saudita SPA disse que eles discutiram questões internacionais e regionais.

A rivalidade entre os revolucionários do Irã, os líderes muçulmanos xiitas e a família governante sunita da Arábia Saudita dominou o Oriente Médio por anos enquanto competiam por influência no Iraque, Síria, Líbano, Iêmen e Barein em meio a uma onda de derramamento de sangue sectário.

No entanto, a China intermediou uma reaproximação em março, levando à retomada de relações diplomáticas plenas, que a Arábia Saudita havia rompido em 2016 quando manifestantes atacaram sua embaixada em Teerã por causa da execução de um proeminente clérigo xiita por Riad.

O príncipe Faisal visitou Teerã em junho e disse esperar que o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, visite o reino no 'momento apropriado'.

Após anos de disputa, e com algumas das principais arenas regionais para sua competição mais estáveis ​​do que nos anos anteriores, ambos os lados têm motivos para mudar de rumo.

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, deseja acabar com o isolamento político e econômico pressionado pelos Estados Unidos e viu novas relações com a Arábia Saudita como uma forma de fazê-lo, disseram autoridades iranianas.

Enquanto isso, a Arábia Saudita havia perdido a confiança no compromisso dos EUA com as preocupações de segurança regional compartilhada e quer fortalecer os laços com a China, que tem mantido boas relações com o Irã.

(Por Redação de Dubai)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. principe herdeiro saudita se …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.