Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Produção de veículos do Brasil cai 21% em março, diz Anfavea

Placeholder - loading - REUTERS/Paulo Whitaker
REUTERS/Paulo Whitaker

Publicada em  

SÃO PAULO (Reuters) - A indústria de veículos do Brasil sofreu uma queda de 21% na produção em março na comparação com um ano antes, impactada pela paralisação do parque fabril nacional decretada pela epidemia de coronavírus.

Segundo dados da associação de montadoras Anfavea, a produção também foi 7% menor que em fevereiro, somando 190 mil veículos no mês passado. O desempenho no trimestre marcou um recuo de 16% no volume produzido no trimestre, a cerca de 586 mil unidades, menor volume montado para o período desde pelo menos 2017.

A Anfavea, que divulgou em janeiro que esperava crescimento de 7,3% na produção brasileira de veículos este ano, optou por não rever a estimativa agora.

'Estamos no meio da crise. É uma crise muito profunda, que afeta o consumidor final, produção, investimentos, mercado financeiro, e a gente não tem condições de tentar fazer com segurança fazer uma estimativa para o que vai acontecer em 2020', disse o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, em mensagem gravada.

'Temos a noção que o segundo trimestre de 2020 vai ser muito ruim como um todo para a economia, vamos ter uma queda substancial. Esperamos que o terceiro trimestre comecemos a ver a retomada que poderia se consolidar no quarto trimestre', acrescentou.

Segundo o executivo, as vendas de veículos novos por dia útil no país vinham apresentando alta de 9% no acumulado entre o início de janeiro e 18 de março. Mas considerando todo o primeiro trimestre, a variação fica negativa em 8,1%.

No final de março, a indústria automotiva brasileira tinha 63 fábricas paradas, em 10 Estados do país.

As vendas de veículos novos em março caíram quase 22% na comparação anual e recuaram 18,6% ante fevereiro, para 163,6 mil unidades. No trimestre, os licenciamentos somaram 558,1 mil veículos, queda de 8,1%.

O setor afirma que terminou março com 125.675 postos de trabalho preenchidos, uma queda de 3,3% no comparativo anual.

O estoque na cadeia era de 266,6 mil veículos ante 256,9 mil em fevereiro.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. producao de veiculos do …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.