alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Protestos no Iraque deixam ao menos 18 mortos e governo apresenta novas promessas de reformas

    Placeholder - loading - news single img
    Um manifestante segura uma bandeira iraquiana em protesto 05/10/2019 REUTERS/Thaier Al-Sudani

    Publicada em  

    Por John Davison e Ahmed Rasheed

    BAGDÁ (Reuters) - Ao menos 18 pessoas morreram em confrontos entre manifestantes antigoverno e a polícia em Bagdá durante a noite, de acordo com fontes médicas e policiais, conforme o governo tentou aliviar a irritação pública por corrupção e desemprego com um novo plano de reformas.

    O tamanho dos protestos, nos quais quase 100 pessoas morreram desde terça-feira, pegou autoridades de surpresa. Dois anos após a derrota do Estado Islâmico, a segurança é a melhor em anos, mas a corrupção ainda é grande, infraestruturas destruídas não foram reconstruídas e empregos continuam escassos.

    O plano de 17 itens do primeiro-ministro Adel Abdul Mahdi foi resultado de um encontro emergencial de gabinete na noite de sábado e foi apresentado dias após a divulgação de promessas vagas de reforma.

    O plano inclui aumento de moradias subsidiadas para pobres, auxílios para desempregados, programas de treinamentos e iniciativas de pequenos empréstimos para jovens desempregados.

    Familiares de pessoas mortas em manifestações nesta semana também irão receber ajuda financeira e assistências normalmente concedidas a membros das forças da segurança mortos durante guerra.

    'Em meio a tudo isso, juro a Deus que minha única preocupação são as vítimas', disse o primeiro-ministro Mahdi durante encontro de gabinete, de acordo com a TV estatal.

    As ruas da capital estavam silenciosas até o momento neste domingo. Protestos normalmente crescem ao longo do dia.

    (Reportagem de John Davison e Ahmed Rasheed em Bagdá e Raya Jalabi em Arbil; reportagem adicional de Aref Mohammed em Baçorá e Reuters Pictures e Reuters TV)

    Escrito por Reuters

    1. Home
    2. noticias
    3. protestos no iraque deixam ao …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.