Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Putin critica decisão do Reino Unido de enviar munição com urânio empobrecido à Ucrânia

Placeholder - loading - Presidente russo, Vladimir Putin, durante reunião em Moscou, Rússia 15/03/2023 Sputnik/Pavel Bednyakov/Pool via REUTERS
Presidente russo, Vladimir Putin, durante reunião em Moscou, Rússia 15/03/2023 Sputnik/Pavel Bednyakov/Pool via REUTERS

Publicada em  

(Reuters) - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, condenou nesta terça-feira planos do governo britânico de enviar munição de tanques com urânio empobrecido para a Ucrânia, dizendo que Moscou será forçada a responder à altura.

Falando em Londres na segunda-feira, a ministra de Estado da Defesa, Annabel Goldie, disse que parte da munição para os tanques de batalha Challenger 2 que o Reino Unido está enviando para a Ucrânia inclui balas perfurantes que contêm urânio empobrecido.

'Se tudo isso acontecer, a Rússia terá que responder de acordo, dado que o Ocidente coletivamente já está começando a usar armas com componente nuclear', disse Putin em comentários após uma cúpula com o presidente chinês, Xi Jinping. O líder russo não entrou em detalhes.

Políticos e comentaristas russos fizeram uma série de comentários combativos desde a invasão da Ucrânia no ano passado, sugerindo que Moscou estaria, se necessário, preparado para usar seu vasto arsenal nuclear no conflito.

O ministro da Defesa, Sergei Shoigu, disse que a decisão britânica se aproxima cada vez mais de uma potencial 'colisão nuclear' entre a Rússia e o Ocidente.

O urânio empobrecido é usado em armas porque pode penetrar em tanques e armaduras mais facilmente devido à sua densidade e outras propriedades físicas, um ponto que Goldie destacou.

O material representa um risco de saúde especial em locais de impacto, onde a poeira pode entrar nos pulmões e órgãos vitais das pessoas.

(Reportagem da Reuters)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. putin critica decisao do …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.