Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Putin e Xi supervisionam inauguração de gasoduto russo para suprimento da China

Placeholder - loading - Presidente chinês, Xi Jinping, conversa com presidente russo, Vladimir Putin, por vídeoconferência no Grande Salão do Povo ,em Pequim 02/12/2019 Noel Celis/Pool via REUTERS
Presidente chinês, Xi Jinping, conversa com presidente russo, Vladimir Putin, por vídeoconferência no Grande Salão do Povo ,em Pequim 02/12/2019 Noel Celis/Pool via REUTERS

Publicada em  

Por Vladimir Soldatkin

SOCHI, Rússia (Reuters) - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente chinês, Xi Jinping, supervisionaram nesta segunda-feira a inauguração de um gasoduto histórico que transportará gás natural da Sibéria ao nordeste da China, dando um impulso econômico e político nas relações entre os dois países.

A abertura dos fluxos de gás pelo gasoduto reflete as tentativas de Moscou de se voltar ao Oriente para tentar amenizar os estragos das sanções financeiras do Ocidente, impostas devido à anexação russa da ucraniana Crimeia em 2014.

A medida consolida a posição da China como maior mercado de exportação da Rússia e dá a esta última um mercado potencialmente enorme fora da Europa. Ela também ocorre no momento em que Moscou espera lançar dois outros projetos grandes de energia 00 o gasoduto submarino báltico Nord Steam 2 para a Alemanha e o gasoduto TurkStream para a Turquia e o sul europeu.

Com 3 mil quilômetros de extensão, o gasoduto da Sibéria transportará gás dos campos de Chayandinskoye e Kovytka, no leste siberiano -- um projeto que se espera durar três décadas e gerar 400 bilhões de dólares para os cofres estatais russos.

'Este é um acontecimento genuinamente histórico não somente para o mercado global de energia, mas acima de tudo para nós, para Rússia e China', disse Putin, que assistiu à inauguração por videoconferência na estância de Sochi, no Mar Negro russo.

'Este passo leva a cooperação estratégica russo-chinesa na energia a um novo nível qualitativo e nos aproxima mais da (execução) da tarefa, estabelecida junto com o líder chinês, Xi Jinping, de elevar o comércio bilateral a 200 bilhões de dólares até 2024'.

O novo gasoduto emerge em Heilongjiang, que faz fronteira com a Rússia, e segue para Jilin e Liaoning, o principal polo de grãos da China.

Xi disse a Putin via videoconferência nesta segunda-feira que o gasoduto recém-inaugurado é 'um projeto histórico da cooperação de energia bilateral' e 'um exemplo de integração profunda e cooperação mutuamente benéfica'.

Os fluxos do gasoduto devem aumentar gradualmente para 38 bilhões de metros cúbicos (bcm) por ano até 2025, possivelmente tornando a China a segunda maior consumidora de gás da Rússia – só atrás da Alemanha, que comprou 58,50 bcm de gás russo no ano passado.

Nem Putin nem Xi comentaram nesta segunda-feira o preço que Pequim deve pagar pelo gás.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. putin e xi supervisionam …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.