Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Qual a melhor bebida para manter a hidratação?

Especialistas dizem o que é importante avaliar na hora de escolher uma bebida para se hidratar.

Placeholder - loading - Garrafa de água (Foto: Pixabay)
Garrafa de água (Foto: Pixabay)

Publicada em  

Quando você está com sede e precisa de uma bebida, quais são melhores alternativas para mantê-lo hidratado? A água é sempre bem-vinda, mas um estudo da Universidade St. Andrews, na Escócia, revelou que há outras boas opções.

Os pesquisadores descobriram que, embora a água – natural e com gás – faça um bom trabalho em hidratar rapidamente o corpo, as bebidas com um pouco de açúcar, gordura ou proteína fazem um trabalho ainda melhor, mantendo-nos hidratados por mais tempo.

O motivo tem a ver com a forma como nosso corpo responde às bebidas, de acordo com Ronald Maughan, professor da Faculdade de Medicina de St. Andrews e autor do estudo. Um fator é o volume de uma determinada bebida: quanto mais você bebe, mais rápido ela escoa do estômago e é absorvida pela corrente sanguínea, onde pode diluir os fluidos do corpo e hidratar você.

O outro fator que afeta a hidratação de uma bebida está relacionado à composição de nutrientes dela. Por exemplo, o leite foi ainda mais hidratante do que a água pura, pois contém açúcar, lactose, algumas proteínas e algumas gorduras, o que ajuda a retardar o esvaziamento do líquido do estômago e a manter a hidratação por um longo período de tempo.

O leite também possui sódio, que age como uma esponja e retém a água do corpo e resulta em menos urina produzida.

O mesmo pode ser dito para soluções de reidratação oral que são usadas para tratar a diarreia. Eles contêm pequenas quantidades de açúcar, além de sódio e potássio, que também podem ajudar a promover a retenção de água no organismo.

"Este estudo nos diz muito do que já sabíamos: eletrólitos - como sódio e potássio - contribuem para uma melhor hidratação, enquanto as calorias das bebidas resultam em um esvaziamento gástrico mais lento e, portanto, em uma liberação mais lenta de micção", disse Melissa Majumdar, nutricionista registrada, personal trainer e porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética, que não participou do estudo.

Açúcar com moderação

Mas bebidas com açúcares mais concentrados, como sucos de frutas ou refrigerantes, não são necessariamente tão hidratantes quanto as opções já citadas. Eles podem passar um pouco mais de tempo no estômago e esvaziar mais lentamente em comparação com a água pura, mas uma vez que essas bebidas entram no intestino delgado, sua alta concentração de açúcares é diluída durante um processo fisiológico chamado osmose. Esse processo "puxa" a água do corpo para o intestino delgado para diluir os açúcares que essas bebidas contêm. E tecnicamente, qualquer coisa dentro do intestino está fora do seu corpo.

Suco e refrigerante não são apenas menos hidratantes, mas oferecem açúcares e calorias extras mais pobres em comparação a alimentos sólidos, explicou Majumdar. Se a escolha for entre refrigerante e água para hidratação, use sempre água. Afinal, nossos rins e fígado dependem da água para se livrar de toxinas em nossos corpos, e a água também desempenha um papel fundamental na manutenção da elasticidade da pele. É, com certeza, o hidratante mais barato que você encontrará.

Embora seja importante manter-se hidratado - isso mantém nossas articulações lubrificadas, ajuda a prevenir infecções e transporta nutrientes para as células - na maioria das situações, as pessoas não precisam se preocupar muito com a hidratação de suas bebidas.

"Se você estiver com sede, seu corpo dirá para você beber mais", disse Maughan. Mas para atletas treinando seriamente em condições quentes com altas perdas de suor, por exemplo, a hidratação se torna uma questão bastante importante.

Já o álcool atua como diurético, o que faz com que você produza mais urina; portanto, quando se trata de hidratação de bebidas alcoólicas, depende do volume total de álcool de uma bebida. "A cerveja resultaria em menos perda de água que o uísque, porque você está ingerindo mais líquido com a cerveja", disse Maughan. "Bebidas alcoólicas fortes desidratam, bebidas alcoólicas diluídas não tanto."

As informações são da CNN.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. qual a melhor bebida para …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.