Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Rascunho de texto da COP28 estabelece novas opções para eliminação gradual dos combustíveis fósseis

Placeholder - loading - Manifestantes protestam contra utilização de combustíveis fósseis durante conferência climática da ONU COP28, em Dubai 08/12/2023 REUTERS/Thomas Mukoya
Manifestantes protestam contra utilização de combustíveis fósseis durante conferência climática da ONU COP28, em Dubai 08/12/2023 REUTERS/Thomas Mukoya

Publicada em  

Por William James e Elizabeth Piper

DUBAI (Reuters) - A agência climática da Organização das Nações Unidas (ONU) publicou um novo rascunho de acordo para sua conferência climática COP28 nesta sexta-feira que inclui uma série de opções para o futuro do uso de combustíveis fósseis, a questão mais controversa da cúpula.

Nos próximos dias, os países devem se concentrar no tema, na esperança de chegar a um consenso antes do término da conferência, previsto para 12 de dezembro.

As opções incluídas no texto, que ainda está sendo negociado, são para que o acordo final peça aos países que 'tomem medidas adicionais nesta década crítica':

- 'Uma eliminação gradual dos combustíveis fósseis em linha com a melhor ciência disponível'.

- 'Eliminação gradual dos combustíveis fósseis em linha com a melhor ciência disponível, os caminhos 1,5 do IPCC e os princípios e disposições do Acordo de Paris'.

- 'Uma eliminação gradual de combustíveis fósseis não compensados, reconhecendo a necessidade de um pico em seu consumo nesta década e ressaltando a importância de o setor de energia estar predominantemente livre de combustíveis fósseis bem antes de 2050'.

- 'Eliminação gradual de combustíveis fósseis não compensados e redução rápida de seu uso, de modo a atingir CO2 líquido zero nos sistemas de energia até meados do século'.

- Nenhuma menção sobre o uso futuro de combustíveis fósseis.

O documento também define uma opção para uma 'rápida eliminação gradual da energia a carvão não compensado nesta década e uma interrupção imediata da permissão de nova geração de energia a carvão não compensado'. A outra opção para esse parágrafo é não incluir nenhum texto sobre o assunto.

Em outra parte, o rascunho oferece uma opção para solicitar 'a eliminação gradual dos subsídios aos combustíveis fósseis que não abordam a pobreza energética ou a transição justa', ou não incluir nenhum texto sobre a questão.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. rascunho de texto da cop28 …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.