alexametrics
Conectando

    Ray Charles é o Artista da Semana!

    Saiba mais sobre o pioneiro do estilo Soul Music

    Por Amanda Brandão

    Placeholder - loading - news single img

    Ray Charles é o nome artístico de Ray Charles Robinson, nascido na década de 30, nos Estados Unidos. Além de ser um dos músicos mais conhecidos do mundo, o artista foi responsável pela invenção do estilo Soul Music norte-americano.

    De família humilde, Ray Charles perdeu a visão aos sete anos e aos 16 ficou órfão, mas nunca abandonou o sonho de tornar-se um grande pianista. Ao aprender a linguagem braile na Escola para Cegos e Surdos de St. Augustine, começou a ler e escrever músicas – dando início a sua carreira de sucesso.

    É interessante relembrar que ele nunca se tornou uma pessoa dependente devido à cegueira. Isso foi possível graças à mãe do músico, que o criou como se não tivesse diferença alguma das crianças que enxergavam. O artista aprendeu até mesmo a guiar-se pelo som de seus sapatos de sola dura, não necessitando de bengala.

    Com múltiplas habilidades, Ray Charles tornou-se compositor, pianista, saxofonista e cantor. O sucesso na carreira musical começou em 1955 e colocou o americano no topo das paradas de sucesso de todo o mundo.

    O representante da essência da música negra dos Estados Unidos carrega em sua bagagem 60 discos. Neles estão canções de grande sucesso como “I Got a Woman”, “Hallelujah”, “I Love Her So” e “Mary Ann”. O cantor conquistou ainda 13 prêmios Grammy, além de muito reconhecimento por ter sido um dos inovadores da música norte-americana.

    Durante toda a sua carreira, Ray Charles passou sete vezes pelo Brasil. Em 1995, apresentou-se no Parque Ibirapuera com um público recorde de 150 mil pessoas.

    A programação da Antena 1 apresenta canções de sucesso do artista, como “Elie My Love”, “Hit the Road Jack” e “I Can’t Stop Loving You”. Nesta semana, você confere um pouco da história de “Giorgia On My Mind”.

    “Georgia On My Mind” 

    A canção foi escrita por Hoagy Carmichael e Stuart Gorrell em 1930, mas tornou-se sucesso mundial na interpretação de Ray Charles - como faixa do disco The Genius Hits the Road, lançado em 1960.

    Quando escrita, a canção representava uma homenagem à irmã de Carmichael, que se chamava Georgia. Contudo, a letra permite ao público interpretar a música também como uma referência ao estado norte-americano da Geórgia, onde Ray Charles nasceu. Logo no ano de estreia, a versão do artista de Soul Music alcançou o primeiro lugar na parada da Billboard Hot 100.

    Após quase 20 anos, em 1979, a música foi escolhida como hino do estado de mesmo nome. A aprovação veio após uma apresentação de Ray Charles diante de uma Assembleia Geral.

    “Georgia On My Mind” foi considerada a 44º maior canção de todos os tempos pela revista Rolling Stone. Relembre o sucesso no vídeo a seguir:

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.