Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
    Veja todas as Notícias.

    Recrudescimento da pandemia pode elevar perdas dos bancos, mas sistema está preparado, diz BC

    Placeholder - loading - Recrudescimento da pandemia pode elevar perdas dos bancos, mas sistema está preparado, diz BC . REUTERS/Ueslei Marcelino/File Photo
    Recrudescimento da pandemia pode elevar perdas dos bancos, mas sistema está preparado, diz BC . REUTERS/Ueslei Marcelino/File Photo

    Publicada em  

    Atualizada em  

    Por Isabel Versiani

    BRASÍLIA (Reuters) - O aumento agudo dos casos de Covid-19 no país pode levar os bancos a terem perdas com crédito superiores às estimadas, mas o sistema financeiro nacional está preparado para enfrentar as incertezas relacionadas aos desdobramentos da pandemia, avaliou o Banco Central nesta terça-feira.

    Em seu Relatório de Estabilidade Financeira, o BC reiterou que os primeiros sinais sobre a atividade econômica no início de 2021 foram positivos, mas, como não contemplam os impactos do recrudescimento da pandemia, o cenário 'é de prudência'.

    A autoridade monetária destacou que o risco de crédito às pessoas jurídicas aumentou para os bancos, ainda que em ritmo menor do que a alta da carteira, que foi impulsionada pelos programas emergenciais do governo, que oferecem garantias. O percentual de ativos problemáticos relacionados às grandes empresas também cresceu.

    'Embora não seja o esperado, as perdas com crédito podem superar as estimativas. Eventual prolongamento da pandemia pode afetar a qualidade do crédito', disse o BC.

    Sobre o crédito às pessoas físicas, o BC disse que ele voltou a crescer em ritmo anterior à pandemia, mas que o cenário requer cautela.

    'O fim da vigência das medidas emergenciais e a incerteza quanto ao prolongamento e aos desdobramentos da pandemia sobre a renda e o emprego podem agravar o risco', disse o BC, ponderando que esse risco é mitigado por provisões adequadas e pela boa qualidade de crédito das operações repactuadas.

    O BC avaliou, ainda, que a crise sanitária contribuiu para uma redução da rentabilidade dos bancos, mas que essa queda não representa um risco para a estabilidade financeira, e a expectativa é de melhora em 2021.

    TESTES DE ESTRESSE

    Segundo a autarquia, seus testes de estresse para avaliar o impacto da Covid-19 para os bancos mostraram uma redução nas necessidades de provisão e de capital para fazer frente aos riscos, no melhor resultado desde o primeiro teste do tipo, divulgado em abril do ano passado.

    O capital dos bancos aumentou no segundo semestre do ano passado e melhorou de qualidade e o provisionamento para fazer frente a ativos problemáticos é o mais elevado da série histórica.

    'O resultado do teste específico para a Covid-19 indica que as perdas relacionadas a empresas e trabalhadores vulneráveis exigiriam aporte de 1,5 bilhão de reais para que todas as instituições cumprissem os limites regulamentares', disse a autarquia. O valor equivale a 0,1% do total do patrimônio de referência do sistema financeiro nacional.

    A autoridade monetária destacou, ainda, que a saúde financeira do sistema sofreu o impacto da materialização de perdas com a redução da atividade econômica, mas que, diante dos bons níveis de capitalização, liquidez e provisões, não teve 'interrupções significativas'.

    Escrito por Reuters

    Últimas Notícias

    Placeholder - loading - Imagem da notícia 'Tonight United': Duran Duran lança música em parceria com Giorgio Moroder

    'Tonight United': Duran Duran lança música em parceria com Giorgio Moroder

    Esta sexta-feira, 24 de setembro, já começou com várias novidades no mundo da música e isso inlui o lançamento de 'Tonight United', sendo esse o novo single de Duran Duran em parceria com o rei do disco, Giorgio Moroder. A canção faz parte de  'Future Past', décimo quinto dsico de estúdio da banda. 
     
    Em nota, Simon Le Bond, vocalista do grupo, declarou: "“Giorgio Moroder, Duran Duran ... isso é música para um mundo que está se reunindo”. 
     
    Um dos motivos para 'Tonight United' ter sido divulgada hoje, é que a canção é a música tema do festival 'Global Citizen' - que acontece neste sáabdo (25), em Londres, e será transmitido ao vivo pelo YouTube do evento. Clique aqui para acessar o canal do show.  
     
    Veja o vídeo oficial da música: 
     
     
    “Quando entramos em estúdio pela primeira vez no final de 2018, eu estava tentando persuadir os caras de que tudo o que precisávamos fazer era escrever duas ou três faixas para um EP. Quatro dias depois, com o núcleo de mais de 25 canções fortes, que todas mereciam desenvolvimento, percebi que estaríamos nisso por um longo tempo, mas isso foi antes de Covid-19. Então, aqui estamos nós em 2021 com nosso 15º álbum de estúdio e nos esforçando ao máximo", afirmou Le Bond.  
     
    As demais faixas do disco também contém parcerias com grandes artistas da indútria musical, como Mark Ranson, Lykke Li, To Love, CHAI, Graham Coxon do Blur e Mick Grason - tecladiscta de David Bowie. 
     
    'Future Past' estará disponível em sua versão compelta a partir do dia 22 de outubro deste ano. Confira as músicas foram publicadas, até o momento:
     
     
    Veja mais:
     
    Shows lendários de Bruce Springsteen ganham data de lançamento
     
    Genesis inicia turnê de despedida 'The Last Domino Tour?' na Inglaterra

    49 min
    1. Home
    2. noticias
    3. recrudescimento da pandemia …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.