Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Recuo nos preços ao produtor compensa pressão ao consumidor e IGP-10 cai 0,42% em fevereiro, diz FGV

Recuo nos preços ao produtor compensa pressão ao consumidor e IGP-10 cai 0,42% em fevereiro, diz FGV

Reuters

13/02/2026

Placeholder - loading - Trator em plantação de soja em Luís Eduardo Magalhães, na Bahia 20/11/2024 REUTERS/Amanda Perobelli
Trator em plantação de soja em Luís Eduardo Magalhães, na Bahia 20/11/2024 REUTERS/Amanda Perobelli

SÃO PAULO, 13 Fev (Reuters) - O Índice ​Geral de Preços-10 (IGP-10) registrou queda maior do que o esperado, de 0,42% em fevereiro, depois de subir 0,29% no mês anterior, com o recuo nos preços ao produtor compensando a alta mais intensa na inflação ao consumidor.

Com isso, o IGP-10 passa a acumular em 12 meses deflação de 2,25%, de acordo com os dados divulgados nesta sexta-feira ⁠pela ⁠Fundação Getulio Vargas (FGV).

A expectativa em ​pesquisa ‌da Reuters para a leitura mensal era de queda de 0,12%.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-10), que mede a variação dos preços no atacado ⁠e responde por 60% do índice geral, passou a ​cair 0,80% em fevereiro, depois de subir 0,24% no ​mês anterior.

'A queda do IPA ‌foi determinada principalmente ​pelo ⁠comportamento das Matérias-Primas Brutas, cuja taxa passou de 0,48% para -2,20%, influenciada sobretudo pelo recuo de importantes commodities, como soja em ​grão e minério de ferro', explicou Matheus Dias, economista do FGV IBRE.

Por outro lado, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-10), que responde por 30% do índice ​geral, registrou alta de 0,50% no mês, depois de avançar 0,39% em janeiro.

O resultado refletiu 'principalmente os reajustes sazonais no grupo Educação, típicos do início do ano letivo, além das altas em Transportes e Habitação, impulsionadas por gasolina e condomínio residencial', completou Dias.

Em fevereiro, os custos de Educação tiveram ​alta de 1,51%, enquanto Transportes subiu 0,93% e Habitação avançou ‌0,34%.

O Índice Nacional de ⁠Custo da Construção (INCC-10), por sua vez subiu 0,47% em fevereiro, repetindo a mesma taxa de janeiro.

O IGP-10 calcula ⁠os preços ao produtor, consumidor e ⁠na construção civil entre ⁠os dias 11 ⁠do ​mês anterior e 10 do mês de referência.

(Por Camila Moreira)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.