Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Recuperação de Biden deixa Sanders com pouco tempo para atrair novos eleitores

Placeholder - loading - Senador dos EUA Bernie Sanders durante entrevista coletiva 04/03/2020 REUTERS/Caitlin Ochs
Senador dos EUA Bernie Sanders durante entrevista coletiva 04/03/2020 REUTERS/Caitlin Ochs

Publicada em  

Por Simon Lewis

WASHINGTON (Reuters) - Depois de perder ímpeto na corrida presidencial democrata dos Estados Unidos, Bernie Sanders tem muito trabalho e pouco tempo para formar o 'movimento multirracial e multigeracional' que diz que impulsionará sua vitória sobre o presidente Donald Trump em novembro.

Em uma noite inesperadamente bem-sucedida, o ex-vice-presidente Joe Biden conquistou 10 dos 14 Estados em disputa na Super Terça, confirmando as suspeitas de que Sanders está com dificuldade para ampliar sua base, particularmente entre eleitores negros e também com mais velhos.

Na quarta-feira, apoiadores de Sanders disseram que os resultados decepcionantes não são motivo de pânico, mas que mostraram que o senador de Vermont, que se define como democrata socialista, precisa provar que consegue ampliar sua base o suficiente para conseguir a indicação democrata.

Sanders se saiu melhor na terça-feira entre jovens e latinos, de acordo com pesquisas de boca de urna, e obteve uma grande vitória na Califórnia, o Estado com mais delegados.

Mas uma coalizão muito mais abrangente fomentou as vitórias de Biden, e grande parte de seu apoio veio de eleitores negros --um bloco essencial do eleitorado democrata-- e de eleitores brancos de mais de 60 anos, um grupo que costuma comparecer em grande número.

No Texas, onde derrotou Sanders por pouco, Biden recebeu 60% dos votos negros, e seu rival só 17%, segundo pesquisas de boca de urna.

'Não absolverei a campanha de Bernie por não fazer um trabalho mais profundo na comunidade negra', disse Natalia Salgado, diretora de política nacional do Centro de Ação para a Democracia Popular, que declarou apoio ao senador em dezembro.

Larry Cohen, presidente do Nossa Revolução, um grupo progressista fundado por Sanders, mas que opera independentemente da campanha, disse que o tempo para dar uma guinada é curto. A maioria dos delegados necessários para conseguir a indicação democrata terá sido distribuída após as primárias da próxima terça-feira e do dia 17 de março.

Biden tinha 433 delegados, contra 388 de Sanders, na noite de quarta-feira, e os resultados da Califórnia ainda estão pendentes.

'Com este cronograma, o essencial é ficar positivo a respeito do tipo de nação que podemos ter e realmente continuar a insistir no comparecimento', disse Cohen. 'O comparecimento de eleitores mais jovens não foi tão bom quanto poderia ter sido'.

Sanders disse que não teve tempo de analisar todos os resultados, mas ressaltou seu sucesso entre os californianos de cor, incluindo latinos e asiáticos, além de afro-norte-americanos.

(Reportagem adicional de Joseph Ax e Trevor Hunnicutt)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. recuperacao de biden deixa …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.