Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Recuperação econômica da zona do euro acelera em abril com retomada de serviços, mostra PMI

Placeholder - loading - Recuperação econômica da zona do euro acelera em abril com retomada de serviços, mostra PMI . REUTERS/Yves Herman
Recuperação econômica da zona do euro acelera em abril com retomada de serviços, mostra PMI . REUTERS/Yves Herman

Publicada em  

Atualizada em  

Por Jonathan Cable

LONDRES (Reuters) - A recuperação da zona do euro da contração econômica induzida pela pandemia foi muito mais forte do que o esperado em abril, uma vez que o setor de serviços se adaptou aos lockdowns e retornou ao crescimento, mostrou pesquisa.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) Composto preliminar do IHS Markit, considerado bom guia da saúde econômica, subiu para a máxima de nove meses de 53,7 ante 53,2 em março, contra expectativa de 52,8 em pesquisa da Reuters. Leitura acima de 50 indica expansão.

'Em um mês durante o qual as medidas de contenção foram apertadas diante de mais ondas de infecções, a economia da zona do euro mostrou força encorajadora', disse o economista-chefe do IHS Markit, Chris Williamson.

'Embora o setor de serviços tenha continuado a ser afetado por força por medidas de lockdown, ele voltou a crescer uma vez que as empresas se ajustaram à vida com o vírus e se preparam para tempos melhores à frente', completou.

O PMI do setor de serviços subiu a 50,3 de 49,6 no mês passado, superando a expectativa de queda para 49,1.

Já as fábricas tiveram seu mês mais ativo desde que a pesquisa começou em meados de 1997. O PMI da indústria subiu a 63,3 de 62,5 em março e expectativa de 62,0.

O subíndice de produção chegou à máxima da pesquisa de 63,4, ante 63,3.

'Gastos reprimidos, acúmulo de estoques, investimentos em novo maquinário e otimismo crescente sobre o cenário ajudaram a alimentar o recorde na produção e novas encomendas', disse Williamson.

As esperanças de que a lenta vacinação vá acelerar e permitir o retorno a alguma foram de normalidade elevou o otimismo sobre o ano à frente.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. recuperacao economica da zona …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.