Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Recuperação econômica dos EUA depende de controle do coronavírus, afirma Powell

Placeholder - loading - Chair do Fed, Jerome Powell. REUTERS/Kevin Lamarque/File Photo
Chair do Fed, Jerome Powell. REUTERS/Kevin Lamarque/File Photo

Publicada em  

Por Lindsay Dunsmuir

WASHINGTON (Reuters) - Uma recuperação econômica total dos Estados Unidos não ocorrerá até que a população norte-americana tenha certeza de que a epidemia de coronavírus foi controlada, disse o chair do Federal Reserve, Jerome Powell, nesta terça-feira, no primeiro de dois dias de audiências perante parlamentares dos EUA.

'Até que o público tenha certeza de que a doença está contida, uma recuperação completa é improvável', disse Powell em depoimento preparado para o Comitê Bancário do Senado norte-americano, em que mapeou como os Estados Unidos estão enfrentando uma recuperação econômica incerta, desigual e prolongada em relação à crise do novo coronavírus.

Na semana passada, o Fed manteve sua taxa de juros próxima a zero, e deixou claro que planeja anos de estímulo extraordinário à medida que o país luta para reabrir totalmente sua economia em meio a crescentes aumentos estaduais e locais nos casos da doença, sem vacina à vista.

'Quanto mais longa a crise, maior o potencial de danos a longo prazo decorrentes da perda permanente de empregos e do fechamento de empresas', afirmou Powell.

Até o momento, o Congresso dos EUA destinou quase 3 trilhões de dólares em ajuda financeira, incluindo pagamentos diretos a famílias e um esquema de empréstimos perdoáveis ??para pequenas empresas, enquanto o Fed implementou vários programas para injetar trilhões de dólares em crédito na economia.

Na segunda-feira, o Fed lançou seu esperado programa de empréstimos 'Main Street', que oferecerá até 600 bilhões de dólares em empréstimos a empresas norte-americanas com até 15 mil funcionários ou com receitas de até 5 bilhões de dólares.

RECUPERAÇÃO FRÁGIL

Mas, como Powell reiterou nesta terça-feira, não haverá solução rápida para curar a economia, e ele repetiu que o Fed usará toda sua gama de ferramentas para ajudar numa recuperação. Ele também disse que o apoio financeiro direto a famílias e empresas 'faz uma diferença crítica' na limitação de danos duradouros.

Powell e outras autoridades do Fed têm dito cada vez mais que o Congresso pode precisar fazer mais para evitar cicatrizes econômicas duradouras, e o Fed alertou em seu relatório semestral aos parlamentares na sexta-feira que espera que famílias e empresas sofram 'fragilidades persistentes'.

'Se não for contida e revertida, a desaceleração poderá ampliar ainda mais as lacunas no bem-estar econômico que a longa expansão fez alguns progressos em preencher', disse Powell em comentários preparados.

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 56447723))

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. recuperacao economica dos eua …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.