Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Rede de farmácias dos Estados Unidos para de vender ranitidina

A FDA encontrou uma substância potencialmente cancerígena nos produtos.

Placeholder - loading - Comprimidos de remédios diversos (Foto: Pixabay)
Comprimidos de remédios diversos (Foto: Pixabay)

Publicada em  

A maior rede de farmácias dos Estados Unidos, a CVS, parou de vender o medicamento Zantac, bem como sua versão genérica, que é utilizado para azia. A preocupação é de que ele possa conter uma substância que causa câncer.

A empresa noticiou no fim de semana que estava suspendendo a venda de Zantac e outros produtos que com ranitidina na fórmula até novo aviso. A Food and Drug Administration dos EUA disse no início deste mês que veridicou que alguns medicamentos de ranitidina (utilizados para a redução de ácido e azia, incluindo aqueles conhecidos pela marca Zantac) contêm baixos níveis de impureza que podem causar câncer.

O FDA, no entanto, não recomendou que os pacientes parassem de tomar produtos com ranitidina. Mas, por lá, os clientes podem devolver produtos.

Impureza

A impureza da nitrosamina, conhecida como N-nitrosodimetilamina, ou NDMA, foi classificada como um provável cancerígeno humano com base em testes de laboratório, e não é a primeira vez que foi detectada em um medicamento comum.

Desde o ano passado, o FDA investiga NDMA e outras impurezas nos medicamentos para pressão arterial e insuficiência cardíaca, conhecidos como bloqueadores dos receptores da angiotensina ou BRA. Vários recalls foram lançados quando o FDA encontrou "níveis inaceitáveis" de nitrosaminas em vários desses medicamentos comuns que contêm valsartan.

Um estudo publicado no ano passado na revista médica BMJ não encontrou "risco geral de câncer de curto prazo significativamente aumentado" entre os usuários dos medicamentos valsartan contaminados com NDMA. No entanto, esse estudo também observou que são necessárias pesquisas sobre o risco de câncer a longo prazo.

Os clientes que já compraram os produtos podem devolvê-los para obter um reembolso, disse a CVS. No Brasil, onde o medicamento é bastante popular, a Anvisa deu o seu parecer sobre o assunto, mas nenhuma grande rede tomou alguma providência por enquanto.

As informações são de matéria feita pela CNN.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. rede de farmacias dos estados …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.