Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Relações entre Arábia Saudita e Irã estão 'no caminho certo', diz chanceler iraniano

Placeholder - loading - Chanceler iraniano, Hossein Amir-Abdollahian, e chanceler saudita, príncipe Faisal bin Farhan Al Saud, durante coletiva de imprensa, em Riad, Arábia Saudita 17/08/2023 REUTERS/Ahmed Yosri
Chanceler iraniano, Hossein Amir-Abdollahian, e chanceler saudita, príncipe Faisal bin Farhan Al Saud, durante coletiva de imprensa, em Riad, Arábia Saudita 17/08/2023 REUTERS/Ahmed Yosri

Publicada em  

Por Maha El Dahan e Parisa Hafezi

DUBAI (Reuters) - A Arábia Saudita e o Irã estão progredindo na reaproximação diplomática, disse o ministro das Relações Exteriores iraniano após se reunir com seu homólogo saudita em Riad nesta quinta-feira, enquanto ambas as potências regionais buscam superar a hostilidade do passado e aumentar a cooperação.

'As relações entre Teerã e a Arábia Saudita estão no caminho certo e estamos testemunhando progresso', disse Hossein Amirabdollahian em coletiva de imprensa conjunta com seu homólogo saudita, o príncipe Faisal bin Farhan, acrescentando que 'as discussões foram bem-sucedidas'.

Sob o acordo, Teerã e Riad concordaram em encerrar uma disputa diplomática e restabelecer as relações após anos de hostilidade que colocaram em risco a estabilidade regional no Golfo, bem como no Iêmen, Síria e Líbano.

A Arábia Saudita rompeu as relações com o Irã em 2016, depois que manifestantes atacaram sua embaixada em Teerã em retaliação à execução de um proeminente clérigo xiita por Riad.

'Tivemos boas discussões sobre uma ampla gama de questões durante nossas reuniões de hoje', disse Amirabdollahian.

O príncipe Faisal disse que o reino deseja cumprir todos os pontos principais do acordo mediado pela China, sejam econômicos ou políticos, acrescentando que os embaixadores dos países começarão em seus cargos em suas respectivas embaixadas após a reabertura.

Em junho, o Irã reabriu oficialmente sua embaixada na Arábia Saudita e a mídia estatal iraniana informou neste mês que a embaixada do reino em Teerã havia retomado as operações.

'Esperamos uma nova fase em nosso relacionamento com base em nossa irmandade islâmica e trabalho em prol de interesses comuns', disse o príncipe Faisal, acrescentando que saudou o endosso do Irã à candidatura de Riad para sediar a Expo 2030.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. relacoes entre arabia saudita …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.