Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Relator da PEC dos Precatórios diz que governo está aberto a mudanças para facilitar votação

Placeholder - loading - Líder do governo no Senado, Fernando Bezerra 01/10/2019 REUTERS/Adriano Machado
Líder do governo no Senado, Fernando Bezerra 01/10/2019 REUTERS/Adriano Machado

Publicada em  

Atualizada em  

Por Maria Carolina Marcello

BRASÍLIA (Reuters) - O líder do governo no Senado e relator da PEC dos Precatórios na Casa, Fernando Bezerra (MDB-PE), afirmou nesta quinta-feira que o governo está aberto a modificar pontos da proposta e acolher sugestões de senadores de forma a agilizar sua aprovação.

'O governo admite, sim, acolher uma série de sugestões que estão sendo trazidas', disse o senador em entrevista à GloboNews.

'Nosso esforço é para fazer um entendimento que possa permitir que essa matéria seja promulgada o quanto antes... temos uma urgência social', argumentou.

Segundo Bezerra, há disponibilidade do governo em vincular o espaço fiscal a ser aberto com a PEC ao pagamento do Auxílio Brasil, a gastos previdenciários e a mínimos constitucionais para a educação e a saúde.

O senador também disse que existe abertura para que o programa de transferência de renda seja permanente, e não transitório, e ainda que há disposição para a criação de uma comissão mista do Congresso que acompanhe o pagamento dos precatórios.

O relator adiantou que, após a fase de debates prevista para o início da próxima semana, irá avaliar como apresentará seu parecer, e prometeu levar em conta as sugestões dos demais senadores.

'Encerrado o debate, eu irei me preparar para tomar a decisão de como apresentar o relatório. A ideia é que a gente possa construir um relatório valorizando as contribuições que estão chegando, mas discutir um encaminhando que possa encurtar a possibilidade da promulgação', afirmou Bezerra.

ESPINHA DORSAL

Na mesma linha seguida pelo relator, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), defendeu uma rápida aprovação da PEC para que o pagamento do auxílio possa ser organizado.

Lira, que se reuniu com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Bezerra, afirmou que 'as conversas têm sido boas' admitiu que podem ser feitos 'ajustes' à PEC, mas disse esperar que a espinha dorsal do texto seja mantida.

'Nós esperamos que não hajam grandes modificações, pelo pouco tempo que há para a implantação do programa, mas lógico, respeitamos qualquer decisão que venha do Senado', afirmou o deputado.

O presidente da Câmara disse desconhecer que a PEC possa abrir margem fiscal para a concessão de reajuste de servidores sinalizada pelo presidente Jair Bolsonaro.

'Eu absolutamente não vi esse espaço, não conheço esse espaço. Os números que foram apresentados pela Economia para a Câmara dos Deputados não previam esse aumento', sustentou Lira.

A expectativa é que a PEC possa ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na próxima semana e até o dia 30 deste mês pelo plenário do Senado, onde precisará receber os votos de pelo menos 49 dos 81 senadores, em dois turnos de votação.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. relator da pec dos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.