Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Retomada 'consistente' passa por agenda de reformas e consolidação fiscal, diz Economia

Placeholder - loading - Prédio do Ministério da Economia em Brasília 03/01/2019 REUTERS/Adriano Machado
Prédio do Ministério da Economia em Brasília 03/01/2019 REUTERS/Adriano Machado

Publicada em  

SÃO PAULO (Reuters) - Diante da queda recorde de 9,7% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no segundo trimestre de 2020, a Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia avaliou que o tombo na economia brasileira foi menor que em outros países, mas que é preciso continuidade da agenda de reformas e de consolidação fiscal para que a retomada seja 'consistente'.

'A melhora das projeções da variação do PIB no 2º trimestre ao longo dos últimos dois meses está relacionada com o sucesso das políticas econômicas que limitaram a deterioração do mercado de trabalho, manteve a estrutura produtiva e garantiu renda para as famílias mais pobres e para os trabalhadores informais', disse a SPE em nota.

'Os indicadores de maior frequência mostram que a atividade continua recuperando. No entanto, para que a retomada seja consistente, é importante a continuidade da agenda de reformas estruturais e da consolidação fiscal', completou.

A SPE citou a baixa produtividade da economia brasileira como fator para o lento crescimento do PIB e entende não haver outro caminho para elevação do bem-estar da população que não seja por medidas que busquem a correção da 'má alocação' e que incentivem a expansão do setor privado.

'A agenda de reformas já está retomando, com a aprovação pelo Congresso Nacional que atualiza o marco legal do saneamento e diversos projetos que estão sendo tramitados como a mudança na lei de falências, aumento da competitividade no setor de gás e o desenvolvimento do transporte de cabotagem', disse a nota.

A economia brasileira sofreu contração recorde no segundo trimestre ao despencar 9,7% sobre os três meses anteriores, com perdas históricas na indústria e no setor de serviços devido às medidas de contenção da Covid-19.

(Texto de José de Castro)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. retomada consistente passa …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.