Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Roteiro de viagem por Roma

Elegante, luxuosa e icônica, a cidade é uma parada imperdível

Placeholder - loading - Coliseu de Roma.
Coliseu de Roma.

Publicada em  

A tão emblemática capital italiana é um destino extraordinário caso você esteja planejando uma viagem para o país. O local onde está situada a cidade é ocupado há milhares de anos, sendo uma das mais antigas de toda Europa – não é à toa que é também conhecida como Cidade Eterna. Com quase 3000 anos de arte, arquitetura e cultura influentes no mundo todo, Roma oferece infinitas oportunidades aos viajantes interessados.

Aqui na Antena 1 temos mil e um motivos para amar esse maravilhoso destino – até porque nossa sede italiana, a rádio Antenna Uno, fica situada nessa mesma cidade. Já que “todos os caminhos levam a Roma”, então que tal descobrir mais essa metrópole incrível com nossas dicas sobre transportes, pontos imperdíveis, hospedagem e muito mais!

Roma vista de cima
Toque para aumentar

Para realmente aproveitar o que a cidade tem a oferecer, é necessário que você planeje ao menos 3 dias de viagem. Então confira nossas dicas para otimizar ao máximo seu passeio , sem perder as atrações mais importantes.

LEIA MAIS: ROTEIRO DE VIAGEM PELA SICÍLIA


Transporte

A chegada geralmente é no aeroporto de Roma Fiumicino, o principal aeroporto da cidade que é acessível tanto de carro de trem ou ônibus. Para chegar no centro a viagem varia entre 30 e 60 minutos, e você pode contar com opções de transporte:

1) Pegar um trem Leonardo Express que custa por volta de 14 euros e chega na estação central de Roma (Termine) em 30 minutos. 2) Pegar um ônibus que custa 9 euros (cheque online também) e chega na estação central de Roma (Termine) entre 50-60 minutos. 3) Pegar um taxi na porta do aeroporto, que vai custar em torno de 50 euros.

Como Roma é uma cidade relativamente pequena, é viável, muito recomendado, fazer grande parte do trajeto apenas caminhando. Apenas dessa maneira que é possível descobrir os cantinhos mais peculiares e charmosos da região.

Porém, caso você tenha uma estadia curta ou não queira andar, os ônibus e metrôs são uma excelente opção.


Onde ficar

A estádia dependerá da forma que o viajante montar o roteiro, então nessa categoria vamos apenas indicar as regiões nas quais é possível se hospedar.

1. Região Piazza di Spagna

Uma região bastante central e recheada de bons restaurantes, cafés e ruelas super animadas para quem curte um bom aperitivo.

2. Região do Coliseu

Extremamente turística e muito fácil de se locomover, já que é conectada com metros e às principais atrações turísticas da cidade

3. Piazza Navona e Piazza Campo di Fiore

Apesar de estar situada um pouco mais longe dos metrôs e região central, a região é uma gracinha. Repleta de bons estabelecimentos e ótimos lugares para se hospedar, é um local muito vivo.

4. Região da Estação Termine

Por estar situada em um ponto mais longínquo da cidade em comparação com as outras regiões, os preços de hotéis costumam ser bem acessíveis. Além disso, uma outra super vantagem é a proximidade da estação central.

Há outras regiões nas quais você pode se hospedar também, como próximo ao Vaticano, elas ficam mais longe do centro, porém serão ótimas experiências com certeza!


O que fazer

Primeiro de tudo, é muito importante que você compre os ingressos para atrações antecipadamente. Fazendo isso você economiza tempo de filas e consegue aproveitar muito mais seu passeio. Pontos turísticos que são muito visitados e costumam ficar bem cheios são o Coliseu e Museus do Vaticano, então neles com certeza vale a pena adquirir as entradas previamente.

Vaticano
Toque para aumentar

Coliseu, Fórum Romano e Monte Palatino

A primeira atração é o cartão postal de Roma, ou seja, você não pode deixar de visitá-la de jeito nenhum! Junto com o Fórum Romano e o Monte Palatino é possível montar um combo e comprar todos os ingressos antecipadamente por € 21, clicando aqui.

Coliseu em Roma
Toque para aumentar

Também conhecido como Anfiteatro Flaviano, o Coliseu começou a ser construído em 72 d.C. e foi concluída em 80. Antes de virar ruínas por conta dos terremotos, o monumento abrigava entre 50 mil e 80 mil espectadores, com uma audiência média de cerca de 65 mil pessoas.

O edifício era usado para combates de gladiadores e espetáculos públicos, tais como simulações de batalhas marítimas, caças de animais selvagens, execuções, encenações de batalhas famosas e dramas baseados na mitologia clássica.

  • Horário de funcionamento

Todos os dias, das 08h30 às 19h

  • Ingressos

Entrada para o Coliseu, Fórum e Palatino: 21 Euros | Menores de 17 anos, gratuito
Visita guiada pelo Coliseu, Fórum e Palatino: 55 Euros

Após essa primeira visita, a recomendação é ir direto ao Monte Palatino e Fórum Romano, que ficam extremamente próximos um do outro. Segundo a mitologia romana, Luperca (a loba que cuidou de Rômulo e Remo) vivia no Monte Palatino. Além disso, era ali também que durante o período republicano a nobreza se instalava em seus luxuosos palácios.

Para essa visita, invista em um bom guia turístico ou áudio guia, vale a pena para mergulhar na fascinante história do local

  • Horário de funcionamento

Todos os dias, das 08h30 às 19h15 (horário varia de acordo com os meses)


Museus Vaticanos e Capela Sistina

Os museus localizados no menor país do mundo são enormes e imperdíveis, por isso trate de separar um bom tempo para a visita. Os espaços são compostos por um conglomerado de renomadas instituições culturais da Igreja Católica de Roma, abrigando extensas e valiosas coleções de arte e antiguidades colecionadas ao longo dos séculos pelos diversos Papas romanos.

Imagem de conteúdo da notícia "Roteiro de viagem por Roma" #4
Toque para aumentar

LEIA MAIS: ROTEIRO DE VIAGEM PELO ALENTEJO

Lá há uma variedade impressionante de obras, como coleção de arte egípcia, uma das maiores e mais completas coleções de arte etrusca do planeta, esculturas gregas, esculturas Romanas, mapas, uma pinacoteca exuberante, uma galeria com afrescos inigualáveis pintados por Rafael Sanzio, arte moderna e, claro, a Capela Sistina.

Imagem de conteúdo da notícia "Roteiro de viagem por Roma" #5
Toque para aumentar
  • Horário de funcionamento

€ 26 o ingresso Museus Vaticanos e Capela Sistina sem fila | Tour guiado: 39 Euros

De segunda a sábado das 09h às 18h
Último domingo do mês das 09h às 14h


Piazza Navonna

Além de ser uma das melhores regiões para comer de Roma, o espaço é belíssimo e abriga todo tipo de feirinhas artesanais, fontes maravilhosas e cantinhos a serem descobertos.

Piazza Navonna
Toque para aumentar

É imprescindível contemplar a beleza das fontanellas, são três fontes diferentes apenas nesta piazza: a Fontana del Moro (localizada na parte sul da praça, é uma estátua de um mouro segurando um golfinho), a Fontana dei Quattro Fiumi (construída por Bernini em 1651, representa os rios mais importantes da época: Nilo, Danúbio, Ganges e Da Prata) e a Fontana del Nettuno (onde o deus romano dos mares aparece rodeado por ninfas do oceano).

E aqui vão algumas dicas de restaurantes para voce se deliciar pós esse passeio maravilhoso:

  • Se procura um restaurante jantar, o melhor da zona é o Restaurante Casa Coppelle (Piazza delle Coppelle 49), é um restaurante muito elegante, perto do Pantheon mas não muito longe da Piazza Navona;
  • Ristorante Grano (Piazza Rondanini 53), um restaurante típico italiano, com algo criativo e um pouco diferente do habitual.
  • Se você quiser comer em uma típica trattoria italiana, existem dois lugares maravilhosos nesta área: Da Tonino (Via del Government Vecchio 18) e Alfredo & Ada (Via dei Banchi Nuovi 14). Aqui pode saborear a verdadeira cozinha romana, caseira.
  • Se quiser provar um sorvete artesanal, experimente o Frigidarium (Via del Government Vecchio 112) e La Gelateria del Teatro (Via dei Coronari 65).

E então, está esperando que para arrumar as malas e curtir esse maravilhoso destino?

Veja também:

LANÇAMENTO NO BIG HOUR: “IF THEY’RE SHOOTING AT YOU

NEIL YOUNG ANUNCIA LANÇAMENTO DE BOX INÉDITO

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. roteiro de viagem por roma

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.