Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Roteiro de viagem pelo Alentejo

Descubra destinos na região mais charmosa de Portugal

Placeholder - loading - Monsaraz em Alentejo, Portugal. - Foto por: Sohadiszno/Getty Images
Monsaraz em Alentejo, Portugal. - Foto por: Sohadiszno/Getty Images

Publicada em  

O Alentejo é a maior região de Portugal, tendo em seu território mais de 31 mil km². Localizada na parte sul do país, a região fica entre Lisboa e o Algarve e é marcada por longas planícies salpicadas de pequenas vilas que chamam a atenção por seu charme.

Calmaria e descanso são as principais coisas que você vai encontrar em seus passeios pelo Alentejo. Restaurantes prearam a comida com paciência para oferecer o melhor dos sabores, artesão trabalham sem nenhuma pressa em em suas cerâmicas e dessa forma tudo desacelera.

Para aproveitar a região é recomendado pelo menos 3 dias para sair dos passeios superficiais e conhecer o Alentejo profundo, mas 5 dias são o ideal.


Como se locomover

Viajando para o Alentejo a melhor opção é, quando ir de avião , pousar em Lisboa. Estando em Portugal pegar um trem para Évora é a melhor opção para chegar a região.

Lá estando, alugar um carro é a melhor opção para se locomover até as pequenas vilas e vinícolas é alugar um carro. Na região algumas locadoras oferecem veículos com valores entre R$ 790 e R$3900.

Ao escolher o modelo é bom considerar que vai dirigir em muitas estradas e algumas delas de com apenas uma faixa para cada mão. Então mesmo que as viagens e entre as principais vilas não seja lá tão longa, vale investir no conforto.


Onde ir

Antes de tudo, é preciso escolher onde ficar. Évora é a capital da região e com certeza pode servir como uma boa base. Se hospedando na cidade, viajar para as outras em um bate e volta não é tão cansativo.

Pela região as principais cidades para se conhecer são: Herdade do Esporão (44 km), Monsaraz (55 km) - todas as distâncias têm como referência uma saída de Évora.


O que fazer em cada local

Évora

A pacata cidade de Évora tem muito a oferecer. Casas de arquitetura histórica com paredes brancas e varandas azulejadas fazem do centro histórico um museu a céu aberto. Mas há muito mais.

Caso queira sentir um arrepio a Capela dos Ossos é um passeio único. Localizada na Igreja de São Francisco a capela foi construída no século XVII e é feita realmente de ossos, mas seu objetivo não é dar medo. A ideia da capela é promover uma reflexão sobre a vida. Na entrada da capela vê-se a inscrição “Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos”. A entrada para a capela custa 5 euros.

Capela dos Ossos

Continuando nas igrejas, a Catedral de Évora foi construída em 1204 e é a maior catedral medieval de Portugal. Na igreja é possível subir até seu telhado e ver todos os campos do Alentejo

Catedral de Évora

Para quem ama história o Templo Romano de Évora (Templo de Diana) é um prato cheio. A construção é a marca da ocupação romana na cidade e pode te levar a dias mais antigos ainda. Nos fundos do templo o jardim de Diana oferece um ambiente aconchegante para ver o pôr do sol e admirar o Alentejo.

Templo Romano de Évora

Leia também: ROTEIRO DE VIAGEM PELA SICÍLIA


Herdade do Esporão

Herdade do Esporão é a principal, entre várias, das vinícolas portuguesas que você deve visitar. Além de vinhos de primeiríssima qualidade o local é conhecido por seus azeites.

Toda a arquitetura do local é pensada para a degustação. Mas além de encher a barriga com comida de qualidade passear pela propriedade entre as vinhas e hortas é uma experiência única.

A vinícola oferece pacotes de visita com diferentes preços e experiencias. Algumas sem provas de vinhos ou azeites e outras mais completas.

Você pode fazer sua reserva de passeio no site oficial

Herdade do Esporão


Monsaraz

Na fronteira com a Espanha, o vilarejo de Monsaraz é um dos mais belos que você poderá visitar. A vila tem todo um aspecto medieval com várias casinhas brancas cercadas por uma muralha. Uma volta a um passado medieval.

Uma rua principal, mostra que a cidade é simples, mas recheada de história. Uma igreja do século XIII e um castelo do século XVI podem te fazer viajar no tempo com a incrível conservação.

Não mais que 100 pessoas moram na vila, que por seu modesto tamanho é logo vista por inteiro, mas aproveitar os artesanatos em cerâmica e os bons restaurantes de comida local.

Mesmo sendo um passeio que não gaste um dia todo, assistir ao pôr do sol em Monsaraz é um experiencia sem igual. Vale se hospedar por uma noite em alguma das poucas pousadas da região.

Monsaraz

O Alentejo é uma linda região que representa bem o interior ibérico. Dentre todos os maravilhosos lugares, tivemos que escolher alguns para montar esse pequeno roteiro. Mas não deixe de contar nas redes sociais da Antena 1 qual lugar você quer ver no quadro Roteiro de Viagem.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. roteiro de viagem pelo …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.