Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Rouhani diz que Reino Unido enfrentará consequências por apreender navio-petroleiro do Irã

Placeholder - loading - Navio-petroleiro Grace 1 ancorado em território britânico de Gibraltar 04/07/2019 REUTERS/Jon Nazca/File Photo
Navio-petroleiro Grace 1 ancorado em território britânico de Gibraltar 04/07/2019 REUTERS/Jon Nazca/File Photo

Publicada em  

DUBAI (Reuters) - O presidente do Irã, Hassan Rouhani, disse nesta quarta-feira que o Reino Unido enfrentará 'consequências' por apreender um navio-petroleiro iraniano.

O Irã exigiu a liberação imediata do navio Grace 1, que fuzileiros navais britânicos abordaram no litoral de Gibraltar na semana passada e confiscaram devido à suspeita de que violava sanções transportando petróleo para a Síria.

'Vocês (Reino Unido) são os causadores da insegurança, e perceberão as consequências mais tarde', disse Rouhani, após uma reunião de gabinete, em comentários transmitidos pela televisão estatal.

'Agora vocês estão tão aflitos que, quando um de seus navios-tanque quer circular na região, têm que trazer suas fragatas porque estão assustados. Então por que cometem tais atos? Em vez disso, deveriam permitir que a navegação seja segura', disse Rouhani.

O presidente iraniano ainda disse que a decisão do país de elevar o enriquecimento de urânio resultará na produção de combustível para usinas de energia e servirá a outros fins pacíficos, e que consta do arcabouço do acordo nuclear de 2015 com potências mundiais.

Ele falou um dia depois de potências europeias acusarem o Irã de 'desenvolver atividades incompatíveis com seus compromissos' com o pacto nuclear e pediu uma reunião urgente das partes do acordo.

'Vocês (europeus) não precisam se preocupar com o Irã, sua preocupação deveria ser com os Estados Unidos, que violaram todo este compromisso e minaram obrigações internacionais', afirmou Rouhani.

Reino Unido, Alemanha, França, Rússia, China e Irã são as partes remanescentes do acordo, do qual os EUA se desfiliaram no ano passado.

(Reportagem Redação Dubai)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. rouhani diz que reino unido …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.