Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Roy Orbison completaria 87 anos: confira a homenagem especial da Antena 1

Relembre a história de vida do cantor

Placeholder - loading - Imagem/Divulgação
Imagem/Divulgação

Publicada em  

Algumas músicas são universais. “Oh Pretty Woman”, de Roy Orbison é uma delas. Neste domingo, o cantor estadunidense, que faleceu em 1988, estaria celebrando seu 87º ano de vida. Por isso, a Antena 1 preparou uma retrospectiva com os principais momentos da sua carreira. Confira:

Imagem de conteúdo da notícia "Roy Orbison completaria 87 anos: confira a homenagem especial da Antena 1" #1
Toque para aumentar

Roy Kelton Orbison nasceu em 1936 na cidade de Vernon, Texas, e sua vocação musical foi criada desde a infância. Aos seis anos, já havia ganhado sua primeira guitarra, e foi fortemente influenciado pelos gêneros country e gospel. Enquanto adolescente, se apresentava profissionalmente como cantor.

Por causa do pai, que trabalhava em campos de petróleo, o artista se formou em geologia pela Universidade do Texas. Depois da graduação, trabalhava na área durante o dia e realizava performances de noite.

Foi uma das suas apresentações que lhe rendeu o contato com Johhny Cash. O compositor recomendou que ele entrasse em contato com a Sun Records, gravadora responsável por Elvis Presley. Dito e feito: em 1956, gravou “Ooby Dooby”, faixa que vendeu vinte mil cópias. Veja uma performance da canção:



Inicialmente, pretendia ser somente um compositor, mas, aos poucos, começou a cantar suas próprias produções. A decisão lhe rendeu sucessos como “In Dreams”, “It’s Over”, “Leah”, e, claro, “Pretty Woman”.

Quem parar para analisar as letras das suas músicas vai perceber que Roy escrevia a partir da perspectiva de um homem em constante sofrimento. Seu eu lírico era perdidamente apaixonado, mas nunca conquistava o romance que tanto desejava.

No decorrer dos anos 60, o vocalista conquistou inúmeros ouvintes, inclusive na Inglaterra. Em 63, ele saiu em turnê pelo Reino Unido com ninguém menos que os Beatles, e ambos foram os atos principais nos shows. Durante uma entrevista, Paul McCartney compartilhou que o contato constante instigava a competição entre os artistas. Em uma das noites de viagem, Orbison escreveu “Pretty Woman” ainda no ônibus, e mostrou a composição aos colegas. “Falamos ‘Ah, muito bom Roy. Você acabou de compor isso? Nós estávamos pensando tipo ‘Precisamos gravar algo tão bom quanto’”.

Imagem de conteúdo da notícia "Roy Orbison completaria 87 anos: confira a homenagem especial da Antena 1" #2
Toque para aumentar

Elvis era outro grande admirador do cantor, e elogiou sua voz algumas. Originalmente, a música “Only The Lonely” seria entregue a Presley, mas o artista não apareceu a reunião no estúdio. Orbison acabou ficando com a sua própria composição, e fez um sucesso com a interpretação. Já que o rei do rock considerava o texano o melhor cantor do planeta, e não teve coragem de gravar uma criação dele.

Porém, nos anos 70, o ritmo da sua carreira desacelerou parcialmente. Seus discos não vendiam tanto, as faixas não emplacavam no topo das paradas musicais. Porém, tudo mudou quando o diretor de cinema David Lynch usou a canção “In Dreams” no suspense ‘Veludo Azul’, de 1986. A faixa foi associada ao vilão Frank Booth, e reviveu o nome de Roy para o público.

Imagem de conteúdo da notícia "Roy Orbison completaria 87 anos: confira a homenagem especial da Antena 1" #3
Toque para aumentar

Em 1988, gravou o seu último álbum, “Mystery Girl”, que produziu o hit You Got It”. Apesar da aclamação da faixa, a coletânea não obteve muito sucesso comercial.

No dia 6 de dezembro do mesmo ano, Roy faleceu de um ataque cardíaco aos 52 anos. O vocalista, que desafiava as convenções nas suas performances minimalistas, deixou um legado de canções marcantes. 35 anos depois da sua morte, sua intensidade e a sua voz permanecem insubstituíveis.

Imagem de conteúdo da notícia "Roy Orbison completaria 87 anos: confira a homenagem especial da Antena 1" #4
Toque para aumentar

Vale destacar que, em 1992, a gravadora Virgin Records lançou um álbum póstumo composto por demos e outros materiais inéditos. “King of Hearts” gerou o clássico “I Drove All Night”. Relembre:



Veja também:

DURAN DURAN COMPLETA 45 ANOS DE HISTÓRIA

“MINE”: KELLY CLARKSON CANTA NOVO SINGLE AO VIVO PELA PRIMEIRA VEZ

Descontos especiais para distribuidores

Escrito por Hadass Leventhal

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. roy orbison completaria 87 …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.