Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Rússia diz estar incrementando forças militares em resposta à Otan

Placeholder - loading - Ministro da Defesa russo Sergei Shoigu   24/2/2024   Divulgação via REUTERS
Ministro da Defesa russo Sergei Shoigu 24/2/2024 Divulgação via REUTERS

Publicada em  

MOSCOU (Reuters) - A Rússia incrementou suas forças militares no norte e no oeste do país para combater o que Moscou percebe como um aumento das forças da Otan perto da Rússia, disse o ministro da Defesa, Sergei Shoigu, nesta terça-feira.

Em resposta à invasão russa da Ucrânia em 2022, a Finlândia aderiu à Otan e a Suécia está prestes a fazer o mesmo. A Otan está realizando esta semana um exercício militar chamado Nordic Response 2024, que, segundo a organização, envolverá mais de 20.000 soldados na Noruega, Finlândia e Suécia e se concentrará na defesa coletiva.

'No contexto do aumento do potencial militar da Otan próximo às fronteiras russas, da expansão da aliança por meio da adesão da Finlândia e, futuramente, da Suécia, tomamos medidas para fortalecer os agrupamentos de tropas nas direções estratégicas noroeste e oeste', disse Shoigu aos generais de alto escalão, sem fornecer detalhes.

A guerra na Ucrânia desencadeou a mais profunda crise nas relações da Rússia com o Ocidente desde a Crise dos Mísseis de Cuba, em 1962, e o presidente Vladimir Putin advertiu o Ocidente de que corre o risco de provocar uma guerra nuclear se tropas ocidentais forem enviadas para lutar na Ucrânia.

(Reportagem da Reuters)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. russia diz estar …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.