Rússia diz que aumento dos gastos da UE com defesa pode provocar mais guerra na Europa
Rússia diz que aumento dos gastos da UE com defesa pode provocar mais guerra na Europa
Reuters
13/03/2025
MOSCOU (Reuters) - O Ministério das Relações Exteriores da Rússia afirmou nesta quinta-feira que os planos da União Europeia de aumentar os gastos com defesa equivalem à incitação à guerra com base no mito inventado de que as potências europeias estão ameaçadas pela Rússia.
A Comissão Europeia propôs este mês um empréstimo de até 150 bilhões de euros aos governos da UE em um plano de rearmamento impulsionado pela guerra da Rússia na Ucrânia e pelo temor de que a Europa não possa mais ter certeza da proteção dos EUA.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que o pacote de propostas poderia mobilizar até 800 bilhões de euros para a defesa europeia.
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, afirmou que os planos de von der Leyen equivalem à 'incitação à guerra no continente europeu'.
Zakahrova rebateu as afirmações europeias de que a Rússia, após invadir a Ucrânia em 2022, agora ameaçava a segurança europeia.
Ela disse que a Europa estava espalhando narrativas falsas sobre a chamada ameaça russa: 'essa é uma história deliberadamente inventada com base na russofobia que é promovida por autoridades inadequadas de Bruxelas'.
(Reportagem de Dmitry Antonov)
Reuters

