Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Rússia diz que não voltará a tratado nuclear a menos que EUA mudem postura sobre Ucrânia

Placeholder - loading - Vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, em Moscou 15/03/2022 REUTERS/Maxim Shemetov/Pool
Vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, em Moscou 15/03/2022 REUTERS/Maxim Shemetov/Pool

Publicada em  

MOSCOU (Reuters) - O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, disse nesta quarta-feira que Moscou não revisará sua suspensão do tratado de armas nucleares Novo Start com os Estados Unidos até que os EUA mudem sua política sobre a Ucrânia, informou a Interfax.

O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou na semana passada que Moscou estava suspendendo sua participação no acordo, acusando os Estados Unidos de tentar infligir uma 'derrota estratégica' à Rússia na Ucrânia. Ele sancionou a suspensão na terça-feira.

De acordo com a Interfax, Ryabkov declarou: 'Até que os Estados Unidos mudem seu comportamento, até que vejamos sinais de bom senso no que eles estão fazendo em relação à Ucrânia... não vemos chance de que a decisão de suspender o Novo Start seja revista ou reexaminada'.

O tratado foi assinado em 2010 pelos então presidentes Dmitry Medvedev e Barack Obama para limitar o número de ogivas nucleares estratégicas que cada lado pode implantar. Ele era apoiado por um sistema de inspeções mútuas e trocas de dados.

O acordo -- o mais recente de uma série de mais de meio século que interrompeu a corrida armamentista da Guerra Fria entre Washington e Moscou -- está previsto para expirar em 2026.

Analistas militares dizem que seu colapso, ou o fracasso em renová-lo, aumentaria o risco nuclear em um momento de confronto intensificado pelo conflito na Ucrânia.

Ryabkov disse que os dois países continuam discutindo questões em torno do tratado por meio de 'canais fechados', disse a Interfax.

(Reportagem da Reuters)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. russia diz que nao voltara a …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.